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DETRO não autoriza linha de ônibus de Olinda para o Shopping Nova Iguaçu e Cabuçu

Órgão do Governo do Estado indeferiu pedido feito pela empresa Ponte Coberta, sob a justificativa de já haver muitas linhas de ônibus

André Moreira by André Moreira
16 de outubro de 2024
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Home Olinda
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O sonho dos olindenses de poder chegar ao Shopping Nova Iguaçu e aos bairros que ficam ao longo da Avenida Abílio Augusto Távora entre o centro comercial e o bairro Cabuçu, não será possível de se tornar realidade. O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO/RJ) negou o pedido feito pela empresa Ponte Coberta para operar uma nova linha de ônibus entre Cabuçu e o Terminal Deodoro do BRT. A proposta incluía uma rota pelo bairro Olinda.

De acordo com o parecer da Diretoria Técnica Operacional do órgão, dentre outras razões, já há uma grande quantidade de linhas de ônibus que já fazem a ligação com Deodoro. No documento, é citado a predominância de linhas operadas pela empresa Viação Nossa Senhora da Penha Ltda.

Apesar de negar, o mesmo parecer também deixa uma esperança no ar ao “informar que se encontra em curso o processo licitatório para a Concorrência Pública de seleção dos futuros concessionários dos serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros. Esse processo prevê, após sua conclusão, a possível implantação de novas ligações ou a reestruturação das operações existentes, desde que se demonstrem necessidade e viabilidade técnica”.

Para o especialista em mobilidade urbana, Luis Vicente, o parecer não levou em consideração que a Avenida Abílio Augusto Távora, onde o shopping está localizado, é servida por poucas linhas de ônibus intermunicipais. Atualmente, apenas três linhas partem do Terminal Rodoviário de Nilópolis, sendo que duas passam em frente ao shopping e uma nas proximidades.

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“Infelizmente ao fazer a análise técnica, levou-se apenas em consideração o fato de haver linhas da empresa Viação Nossa Senhora da Penha Ltda para Deodoro. Mas e na outra ponta ? Esqueceram de que hoje aquela região da antiga Estrada de Madureira teve um crescimento urbano impressionante. Tem uma demanda ali que não conta com linhas para a Zona Norte do Rio de Janeiro. Já no caso de Olinda, também não foi levado em consideração o fato de que se essa ligação se tornasse real, iria beneficiar muita gente, pessoas que trabalham ou estudam naquela região de Nova Iguaçu, ou quem mora por lá e precisa se deslocar para o bairro de Olinda e região”. 

Concluindo, Vicente, acrescenta ainda, que o fato de se enfatizar a existência de uma única empresa de ônibus fazendo a ligação com o bairro de Deodoro, acaba por enaltecer o monopólio exercido pela permissionária na região:

“Me estranha demais esse fato de salientar a empresa Nossa Senhora da Penha como um dos fatores para se negar provimento ao pedido. Pelo contrário, esse deveria ser sim um fator para que o pedido fosse deferido, já que iria privilegiar a concorrência no trecho entre Olinda, Deodoro e Nova Iguaçu. Confesso que isso pode até gerar um sentimento de privilégio a essa empresa”, concluiu.

Se fosse aprovada, a nova linha beneficiaria não apenas os frequentadores do Shopping Nova Iguaçu, mas também estudantes, docentes e funcionários da Universidade Iguaçu (UNIG), localizada na mesma avenida. Além disso, permitirá integração com linhas de ônibus municipais que atendem bairros mais distantes de Nova Iguaçu.

“Fico tentando entender como esse pessoal “técnico” dar seus pareceres. Não buscam saber a necessidade do povo ? É fácil ficar sentando e se debruçar sobre papel sem ter que acordar cedo para encarar dois ônibus para chegar ao trabalho. Quando pensamos que ia melhorar, resolvem prejudicar”, revoltou-se Rodrigo Martins, auxiliar de vendas, que diariamente dá expediente no Shopping Nova Iguaçu.

Viação Ponte Coberta. Foto: Divulgação
Viação Ponte Coberta. Foto: Divulgação

Ampliação de itinerários beneficiaram moradores de Nilópolis

Nos últimos dois anos, o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, já modificou o itinerário de seis linhas de ônibus, que beneficiaram os moradores de Nilópolis. Confira abaixo as mudanças:

541L (Comendador Soares x Cascadura) – Desde maio de 2023, a linha 541 teve o ponto final transferido da Rodoviária de Nova Iguaçu para o bairro Comendador Soares. O pedido foi feito pela Associação de Moradores do bairro Comendador Soares e atendida pelo DETRO/RJ. Com isso Nilópolis passou a contar com duas linhas de ônibus para o bairro iguaçuano.

O intervalo médio é de 10 minutos nos horários de pico. Foto: André Moreira
A linha 138 (Duque de Caxias x Nilópolis) é uma das que foram modificadas em favor dos nilopolitanos. Foto: André Moreira

138I (Duque de Caxias x Nilópolis) – Em novembro de 2023, atendendo ao pedido do vereador Leandro Hungria (PL), o DETRO/RJ ampliou o itinerário da linha operada pela empresa Master, passando o ponto final da Rua Roberto Silveira para a Rua Pedro Álvares Cabral, atendendo assim ao bairro Nossa Senhora de Fátima e a Avenida Mirandela. Em março de 2024, após uma disputa com a empresa Expresso São Francisco, que havia discordado da ampliação, a linha voltou para o Centro de Nilópolis, porém o deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) e o prefeito Abraão David Neto (PL), recorreram ao governador Cláudio Castro e conseguiram a retomada das partidas para o bairro Nossa Senhora de Fátima, ocorrida em abril de 2024.

479I (Nova Iguaçu x Cidade Universitária) – Em abril de 2024, o DETRO/RJ atende ao pedido do deputado estadual Elton Cristo (Patriota) e amplia o itinerário da linha operada pela Nossa Senhora da Penha, transferindo o ponto final de Parada de Lucas para a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

737L (Belford Roxo x Deodoro) – Desde maio de 2024, os usuários da linha 737L, operada pela Viação Nossa Senhora da Penha, podem fazer a integração com o sistema BRT diretamente no Terminal Deodoro. A iniciativa partiu de um pedido feito pelo deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) ao Detro/RJ.

434L (Nova Iguaçu x Taquara) – Desde julho de 2024, a linha 434L teve o ponto final transferido do bairro Sulacap para a Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo deputado estadual Felipe Rangel Garcia, popularmente conhecido como Felipinho Ravis (Solidariedade).

431I (Nova Iguaçu x Nilópolis) – Também em julho de 2024, a linha 431I teve o ponto final transferido do Centro para o bairro da Luz, em Nova Iguaçu. O pedido foi feito inicialmente pela Prefeitura de Nova Iguaçu e ganhou apoio do deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil), que protocolou pedido semelhante junto ao DETRO/RJ.

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