Neste domingo (06), a tradicional feira livre na Avenida Mirandela, no Centro, não será realizada. A medida visa facilitar o deslocamento dos moradores e de todos os envolvidos no processo eleitoral.
Com isso, a Avenida Mirandela estará totalmente aberta ao trânsito. As linhas de ônibus que normalmente são desviadas para outras vias aos domingos seguirão seu percurso habitual, atendendo inclusive aqueles que precisam acessar as seções eleitorais localizadas na avenida.
O secretário de Transportes, Ricardo Gallego Jr., anunciou que, seguindo a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral, não haverá eventos na cidade que possam afetar o deslocamento dos eleitores e envolvidos no pleito.
“Sabemos da importância da feira livre, mas, devemos garantir a livre circulação neste domingo”, afirmou Gallego Jr., destacando a relevância do momento.
A Secretaria de Transportes solicita que os moradores priorizem o uso do transporte coletivo e evitem estacionar nas proximidades das seções eleitorais. Além das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, quem obstruir o deslocamento dos eleitores poderá ser punido conforme a legislação vigente.
“Os agentes de trânsito estarão presentes nas ruas para garantir o pleno exercício do direito eleitoral e orientar aqueles que precisarem se deslocar pela cidade. Solicitamos a colaboração da população para que possamos ter um domingo tranquilo e, no que depender da Secretaria de Transportes, isso será assegurado”, concluiu Gallego Jr.
Ônibus gratuitos
O eleitor nilopolitano terá ônibus gratuito para o dia das eleições. A passagem gratuita valerá das 6h às 20h, nas linhas municipais das empresas Expresso São Francisco e Nilopolitana que realizam a cobertura de trajetos em Nilópolis. A ação faz parte de acolhimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e todo o custeio será do município.
A Prefeitura deve publicar ainda nesta semana, no Diário Oficial do Município, a grade de horários das linhas envolvidas. A princípio, segundo a Secretaria de Transportes, todas as nove linhas municipais estarão circulando no domingo com média de intervalo de 20 minutos.