Nessa sexta-feira (25/10), foi realizada a I Feira de Empregabilidade, Experiência Profissional e Aprendizagem do Degase, reunindo uma ampla rede de parceiros em um dia especial, que recebeu socioeducandos, famílias e a comunidade externa no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do departamento. O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, esteve presente no evento, assim como o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico de Nilópolis, Eduardo Amorim.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, além de participar da organização da feira junto à Divisão de Parcerias Estratégicas e à Divisão de Profissionalização do Degase, viabilizou o ingresso de cinco socioeducandos no mercado de trabalho como jovens aprendizes, trabalhando em serviços administrativos na própria secretaria.
A iniciativa contou ainda com a presença e serviços de diversos parceiros, incluindo Fundação Leão XIII, CEDAE, DETRAN, SEBRAE, IPROSA, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Renapsi, Isbet, Sest/Senat, Rede Cidadã, Subsecretaria da Criança e do Adolescente, Secretaria de Estado Trabalho e Renda, SINE, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, FORTRAB, IURD Socioeducativa, profissionais de beleza e Tergo Tecnologia, além do apoio da Divisão de Ações com Cães (DAC) e do Grupamento de Ações Rápidas (GAR) da Coordenação de Segurança e Inteligência (COOSINT) do Degase.
“O Degase expressa sua gratidão a todos os envolvidos que tornaram a feira um sucesso, acreditando que iniciativas como essa são fundamentais para fomentar um futuro mais promissor para nossa juventude e para a transformação e inclusão social”, disse Victor Poubel, diretor-geral do órgão.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico atendeu cerca de 250 pessoas nos serviços de isenções de documentos, balcão de emprego, serviços digitais como a carteira de trabalho digital, recuperação de senha do Gov.Br, entre outros. Ao todo, a feira atendeu mais de 1.000 pessoas com diversos serviços, incluindo emissão de identidade com o Detran, Sine, oficinas de diversos cursos, serviços de beleza, entre outros.
“Unir uma rede de serviços em favor dos jovens e suas famílias é o caminho para a solução social dessas pessoas. Precisamos manter o foco e o trabalho para dar soluções reais para todos”, concluiu o secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim.