A Espiral Soluções Socioculturais, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Nilópolis, lançou o projeto “Batucadas Fluminense”, uma iniciativa que visa promover e preservar a rica tradição do samba, ao mesmo tempo, em que contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades fluminenses. Um dos objetivos do projeto é mapear rodas de samba da baixada fluminense, principalmente nos municípios de Nova Iguaçu, Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita.
O lançamento do programa em Nilópolis foi feito durante evento realizado no último dia 30 de setembro, no Galpão 252, em Olinda, onde grupos e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do samba, com homenagens à velha guarda e a personagens que contribuem para a narrativa deste gênero musical brasileiro, originado nas comunidades afro-brasileiras urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX.
Para esse mapeamento, foi criado um formulário em que os organizadores e participantes das rodas de samba realizem um cadastro com informações sobre os eventos. Após a coleta dos dados, será lançado um site onde todas as informações sobre as rodas de samba estarão disponíveis em tempo real. No formulário de cadastramento os participantes deverão preencher informações como: nome da roda de samba; ano de fundação; número de integrantes; munícipio em que ocorre a roda de samba; frequência do evento, entre outros.
“As rodas de samba são uma parte vital da cultura e identidade do Rio de Janeiro. Elas desempenham um papel significativo tanto na preservação quanto na evolução do samba, um dos gêneros musicais mais emblemáticos do Brasil. A ideia desse mapeamento é que por intermédio da inteligência de dados possamos fazer o georreferenciamento e cadastro das rodas de samba participantes. Esta metodologia visa coletar indicadores, informações gerenciais e dados geográficos para o desenvolvimento e reconhecimento das rodas de samba em seus territórios”, afirma Ingrid Reis, CEO da Espiral Soluções Socioculturais.
O formulário para cadastro das rodas de samba pode ser preenchido no link: http://bit.ly/batucadasfluminenses