Faleceu nesta terça-feira (01), aos 91 anos, a renomada artista plástica Eny Varella. Residente de Nilópolis, Eny era Comendadora GM, Diretora de Intercâmbio Cultural da ABD, fundadora e diretora do grupo PUMART, além de Presidente Fundadora da APPA. Ela também era membro da Academia de Letras e Artes Paranapuã, com mais de 26 obras doadas ao Exército Brasileiro.
Em uma das suas últimas aparições públicas em Nilópolis, em 2023, Eny Varella expôs no I Salão de Artes Plásticas do Shopping Nilópolis Square, apresentando mais de 20 obras de seus alunos do curso Enyarte, fundado por ela na década de 1980.
Nascida em Recife, PE, em 10 de março de 1933, Eny mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945. Ainda na infância, recebeu seu primeiro prêmio por suas crônicas, oferecido pela Rádio Manpinguary, em São Gonçalo, RJ. A partir daí, conquistou inúmeras premiações, especialmente nas artes plásticas.
Apaixonada pela arquitetura brasileira e pesquisadora dedicada, Eny percorreu mais de doze estados brasileiros, aprimorando seus conhecimentos artísticos. Estudou com renomados pintores, como João Medeiros, Finat e José Maria de Almeida, sendo incorporada à Sociedade Brasileira de Belas Artes em 1979.
No meio acadêmico, Eny fazia parte da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Academia Valenciana de Letras e Artes, Academia de Letras e Artes de São João de Meriti e Academia de Artes e Letras do Estado de São Paulo. Entre os inúmeros títulos recebidos, destaca-se o de Cidadã Honorária de Nilópolis, cidade que escolheu para viver.
O sepultamento ocorreu na tarde desta terça-feira (01), no Cemitério Nossa Senhora das Graças, no Parque Beira Mar, em Duque de Caxias.