O prefeito Abraão David Neto (PL), reeleito no último dia 06 para mais quatro anos, indicou o nome do vereador Jorge Scalise (PL) para ser o presidente da Câmara de Nilópolis no biênio 2025/2026. Scalise teve seu nome apontado em uma reunião realizada no último dia 10, com a presença do prefeito reeleito Abraão David Neto, do vice-prefeito eleito Álvaro Cunha Ramos e dos vereadores eleitos pela coligação “O Trabalho Não Pode Parar”.
Apesar de ter sido o sétimo vereador a conquistar a vaga, recebendo 3.218 votos, Scalise tem a preferência dos aliados políticos do prefeito, como o deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) e o empresário Ricardo Martins David (Ricardo Abrão), que também participaram da reunião do dia 10. A escolha também foi influenciada pelo fato de Scalise ser o atual líder do governo na Câmara.
“Ninguém é forte sozinho! A união do nosso grupo é a base para que a gente continue realizando cada vez mais. E muito feliz com a indicação do nosso grupo de Jorginho Scalise para presidente da Câmara, tenho certeza de que continuaremos fazendo um excelente trabalho juntos”, declarou o prefeito Abraão David Neto.
Os demais parlamentares que irão ocupar a Mesa Diretora devem ser definidos até a eleição, que ocorrerá na primeira sessão da nova legislatura. Outro nome quase certo é o do estreante Alexandre Nobre (União Brasil), irmão do deputado estadual Rafael Nobre. Com nove cadeiras, o prefeito reeleito Abraão David Neto tem a maioria dos vereadores. A oposição conseguiu eleger apenas Wagner Pereira de Almeida – Farrusquinha (PRD), Cristiane Ribeiro (MDB) e Mauricio Geber Da Silva (PRD), sendo Farrusquinha o único reeleito.
“É quase certo que não haverá chapa concorrente. Podemos já afirmar que Scalise será o presidente da Câmara em 2025 e 2026. O nome dele, por sinal, já era ventilado bem antes do pleito de 06 de outubro para ser o presidente. É o pupilo de Ricardo Abrão e o que vemos hoje é o reconhecimento dele perante o trabalho de Scalise”, disse o cientista político Leonardo Barreto.
Ser o Mais Votado Não Influiu na Decisão
Apesar de Leandro Hungria (PL) ter somado 4.782 votos e sido o mais votado da história de Nilópolis, seu potencial eleitoral não foi levado em consideração. Para o cientista político Leonardo Barreto, a eleição dos membros da Mesa Diretora é uma eleição à parte:
“Para o eleitor, o mais votado deveria ser o presidente, mas não é assim que funciona. Costumo dizer que a eleição para presidente da Câmara é algo totalmente à parte. A diferença de quase 1.564 votos entre Leandro Hungria e Scalise pouco importa nesse momento. Quem decide é a composição entre os grandes ‘caciques’ que apoiaram a coligação. É quem ajudou a bancar a candidatura do prefeito, uma vez que o presidente da Câmara irá conciliar os interesses da Casa com o governo”, concluiu Barreto.
Nova Composição da Câmara Municipal
Em 2025, a Câmara Municipal terá a renovação de oito parlamentares. Atualmente, são doze parlamentares que irão defender os interesses do povo nilopolitano pelo período de 2025 a 2028. Das doze cadeiras, os partidos Republicanos, União Brasil, Progressistas, Liberal e Renovação Democrática irão ocupar duas cadeiras cada um. Já o Movimento Democrático Brasileiro e a Rede Sustentabilidade terão uma cadeira cada. Desses, somente o Movimento Democrático Brasileiro e a Renovação Democrática não participaram da coligação que reelegeu o prefeito Abraão David Neto.
Veja abaixo os vereadores eleitos e reeleitos em Outubro
Quem é Jorge Scalise
Reeleito para o seu segundo mandato consecutivo, Jorge Luiz Scalise Xavier obteve 3.218 votos. Tem 56 anos e atualmente está no Partido Liberal (PL), o mesmo do prefeito Abraão David Neto, também reeleito. Em 2020, quando se elegeu pela primeira vez vereador, obteve 2.448 votos. Em 2016 já havia tentado uma vaga na Câmara, não conseguindo se eleger.
Na esfera pública, dentre outros, já ocupou os cargos de secretário municipal de Transportes, Desenvolvimento Social e de Serviços Públicos.