Estudantes da Universidade Rural (UFRRJ) participaram, no último dia 3, do fórum internacional “Conscientização: Agir Juntos Frente às Alterações Climáticas”, realizado na Fundição Progresso, no centro do Rio de Janeiro. O evento fez parte dos preparativos para a cúpula do G20, que reuniu na cidade os países com as maiores economias do mundo.
Entre os estudantes que tiveram a oportunidade de formular propostas sobre sustentabilidade e alterações climáticas estava Vitória Lacerda, aluna de Relações Internacionais na UFRRJ e moradora do bairro Cabuís, em Nilópolis. Vitória apresentou a proposta “Ampliação da Lei de Resíduos Sólidos com Incentivos para Destinação Correta”, visando ampliar a atual legislação para incluir a gratuidade no envio de resíduos e incentivos financeiros para o descarte adequado.
Segundo Vitória, outro foco da proposta é tornar o processo de descarte ambientalmente adequado mais acessível e atrativo, incentivando a participação ativa da população na gestão sustentável dos resíduos. Um exemplo de incentivo seria a implementação de um sistema de pontos, no qual cada pessoa que destine corretamente seus resíduos acumule créditos que poderiam ser convertidos em descontos na conta de energia ou em passagens de transporte público.
Essas e outras propostas foram apresentadas na Cúpula Social do G20.
Deputado Rafael Nobre Elogia Iniciativa
O deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil), também natural do bairro Cabuís, fez questão de conhecer o projeto de Vitória. Ela esteve no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
“Ela trouxe uma contribuição inspiradora para a sustentabilidade com sua proposta de incluir a gratuidade no encaminhamento de resíduos e incentivos financeiros para quem faz a destinação correta, tornando o processo de descarte mais acessível e atraente para toda a população”, afirmou o deputado.
Rafael Nobre também parabenizou Vitória por sua participação no G20.
“O projeto de Vitória foi selecionado para ser apresentado na próxima cúpula do G20. Sinto orgulho de ver mais uma nilopolitana se destacando, agora em uma iniciativa de sustentabilidade que alcança dimensão internacional. Parabéns, Vitória!”