As primeiras horas da manhã do dia 21 de novembro de 2023 entraram para a História do município de Nilópolis. A partir daquele momento, os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima e região próxima, passariam a contar com mais uma linha de ônibus para facilitar a ida e o retorno aos seus locais de trabalho e outros afazeres.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, e a empresa de ônibus Master Transportes Coletivos de Passageiros, ampliaram o itinerário da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) para atender ao bairro Nossa Senhora de Fátima. O ponto final foi transferido da Rua Roberto Silveira, no Centro, para a Rua Pedro Álvares Cabral.
A ampliação do itinerário da linha 138I atendeu ao pedido do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), que apresentou o Requerimento 203/2023, aprovado por unanimidade no Plenário Vereador Orlando Hungria, em Sessão Ordinária realizada no dia 24 de maio de 2023.
O parlamentar, que fez questão de participar pessoalmente do primeiro dia de funcionamento da linha, relembrou o momento:
“O povo nilopolitano fez História. Sim, eu apenas fui o instrumento para que os anseios dos moradores se fizessem realidade. Não posso deixar de agradecer ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Transportes Washington Reis, ao presidente do DETRO-RJ Leonardo Matias, à diretoria da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros, sem esquecer também dos meus pares, que votaram à favor do requerimento e assim atenderam as necessidades dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima. Era uma demanda muito antiga, essa linha com certeza já está facilitando a vida, não só dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, mas também daqueles que residem nos bairros Manoel Reis e Santos Dumont, além do próprio Centro de Nilópolis, que há anos pediam uma ligação direta para a estação do Metrô na Pavuna e também para Duque de Caxias. “, agradeceu o vereador Leandro Hungria.
Intervalos de dez minutos nos horários de pico
A operação conta com viagens a partir das 4h, de segunda a sábado, e 5h aos domingos. A última viagem acontece às 23h, tanto partindo do bairro Nossa Senhora de Fátima quanto do Terminal Rodoviário de Duque de Caxias. Já aos domingos, a última viagem acontece às 22h. O ponto final é na esquina entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Coronel França Leite, ao lado da Secretaria de Serviços Públicos.
De segunda a sábado, entre 4h às 8h, o intervalo médio entre os ônibus é de 10 minutos. Já nos demais horários, o intervalo sobe para 15 minutos, reduzindo para 10 minutos novamente, no período entre 16h e 20h. Aos domingos o intervalo é de 20 minutos.
Sobra mais dinheiro no bolso
A chegada da linha 138I ao bairro Nossa Senhora de Fátima aliviou o bolso dos moradores. Quem precisa chegar à estação do Metrô ou aos bairros de Anchieta, Jardim América, Pavuna e ao município de Duque de Caxias economiza tempo e dinheiro. Caso o usuário tenha o Bilhete Único, a economia diária pode chegar a R$ 3,90 por dia. Sem o BU, a economia sobe para R$ 10 por dia, levando em consideração a ida e a volta. Já a redução no tempo de viagem pode ser de até 30 minutos, levando em consideração que antes da linha, os moradores tinham que usar uma linha de ônibus municipal para conseguir embarcar em um ônibus da linha 138I.
A professora Adriana Ferreira agradece pelo dinheiro que sobre no final do mês:
“Como dou aulas em Caxias duas vezes por semana, a chegada da linha 138I foi uma benção. Me poupa dinheiro e agora consigo chegar mais cedo em casa para ficar com a minha família. Obrigado ao vereador Leandro Hungria e a todos que colaboraram para que a linha chegasse ao nosso bairro”, disse ela, que mora na Rua Antônio Félix.
Até para o lazer a linha é benéfica:
“Facilitou muito para quem quer passear. Hoje eu pego o ônibus na esquina de casa e vou pra praia, pro shopping e tantos outros lugares, ajudou muito”, conta a estudante Soraia Mendonça.
Até para quem costuma ir ao Centro de Nilópolis a linha também favoreceu. A falta de horários da linha 001 (Mirandela x Cabral) fazia com que muitos moradores desistissem de viajar de ônibus.
“Olha, graças a Deus e ao vereador Leandro Hungria que agora temos essa linha. Infelizmente a Nilopolitana deixou a desejar ao longo dos anos. Ou a gente ia a pé mesmo para o Centro de Nilópolis ou acabávamos pagando bem mais caro para viajar de Uber. Agora posso contar com a Master, que terei ônibus para ir e voltar do supermercado”, ressaltou o autônomo Francisco de Oliveira.
Itinerário
Sentido Nilópolis:
…, Avenida Roberto Silveira, Praça Prefeito Miguel Abrão, Estrada Prefeito Farid Abrão, Rua João Moraes
Cardoso Júnior, Estrada dos Expedicionários, Viaduto Nelson Abrahão David, Rua Frei Ludolf, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Rua João Pessoa, Estrada Mirandela, Rua Marquês Canário, Rua Pedro Álvares Cabral (Ponto Final ao lado da Secretaria de Serviços Públicos).
Sentido Duque de Caxias:
Rua Pedro Álvares Cabral, Rua Roldão Gonçalves, Rua Mário de Araújo, Rua Marquês Canário, Estrada Mirandela, Rua João Pessoa, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio João Mendonça, Viaduto Nelson Abrahão David, Estrada dos Expedicionários, Rua João Moraes Cardoso Júnior, Estrada Prefeito Farid Abrão, Rua Felicidade de Jesus Teixeira, Estrada Antônio José Bitencourt, Avenida Deputado Simão Sessim…
O restante do itinerário original da linha 138I foi mantido. Além da estação do Metrô da Pavuna, a linha também passa pelas estações ferroviárias de Nilópolis, Olinda e Anchieta; pela Estrada Rio do Pau, Rodovia Presidente Dutra, pelos bairros Anchieta, Pavuna, Vigário Geral e Jardim América, no Rio de Janeiro, tendo seu ponto final no Terminal Rodoviário de Duque de Caxias, passando ainda nas proximidades da Unigranrio.
“Mobilidade Urbana é isso, enxergar onde falta transporte público. Precisamos que os governantes e os empresários do setor sigam este e outros exemplos. O mundo mudou, as pessoas querem agilidade para chegar ou retornar dos seus destinos. A empresa Master está fazendo o correto, que é levar o ônibus até o passageiro. Não é cabível nos dias atuais ter pontos finais nos centros urbanos. Além de provocar transtornos, a linha acaba perdendo passageiros para o transporte alternativo, que hoje busca os passageiros dentro dos bairros”, disse o especialista em mobilidade urbana, Fernando Nunes.
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