No último dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, foi realizada a entrega do Troféu Bandeira do Samba em Nilópolis. Esta premiação, inspirada na escola G.R.E.S. Beija Flor de Nilópolis, tem grande significado, pois celebra os grandes baluartes do samba nilopolitano.
O Dia Nacional do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, renomado compositor brasileiro, conhecido por sucessos como “Aquarela do Brasil”. Barroso foi o primeiro brasileiro indicado ao Oscar pela música “Rio de Janeiro” do filme “Brasil” (1944). Suas canções foram interpretadas por artistas como Frank Sinatra e Carmen Miranda, levando o samba ao cinema internacionalmente.
O samba é um estilo musical e de dança típico do Brasil, reconhecido internacionalmente. O dia 2 de dezembro também foi escolhido para comemorar o encerramento do I Congresso Nacional do Samba, realizado em 1962 no Estado da Guanabara. Desde então, diversas comemorações ocorrem em todo o Rio de Janeiro.
Troféu Bandeira do Samba
A entrega do Troféu Bandeira do Samba marca a 12ª edição do evento em Nilópolis, homenageando várias categorias e personalidades do samba. A grande homenageada da noite foi Sônia Capeta, eterna Rainha da Bateria da Beija Flor de Nilópolis.
O Troféu Bandeira do Samba foi idealizado pelo cantor e compositor Rogério da Mata. Neste ano, ele se uniu ao jovem sambista, empreendedor e ogãn do Ilê Axé D’Ogun-Já, Yuri Teixeira. Juntos, organizaram cada detalhe do evento e selecionaram os convidados e concorrentes, garantindo que esta edição entre para a história de Nilópolis.