Os nilopolitanos terão no próximo sábado (08), a última chance de ver o que o G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis esta preparando para disputar o título do Carnaval carioca deste ano. A partir das 18h a agremiação faz na Avenida Mirandela, no Centro, o seu último ensaio de rua. E para abrilhantar ainda mais, a azul-e-branco recebe o G.R.E.S. Unidos de Padre Miguel.
A primeira a passar pela Avenida Mirandela será a Unidos de Padre Miguel. A partir das 18h, a agremiação da Zona Oeste do Rio, irá apresentar aos nilopolitanos um pouco do que irá levar para a Marquês de Sapucaí em 2025. Com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, a agremiação presta uma homenagem à história do primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, destacando a resistência do povo negro e a força das mulheres africanas na luta pela fé e identidade.
Já a atual 8º colocada do Grupo Especial do Rio de Janeiro, deve ocupar a Avenida Mirandela por volta das 21h. A Beija-Flor de Nilópolis ensaia os seus componentes para levar até a Marques de Sapucaí o enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”, uma homenagem ao renomado carnavalesco Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que foi uma figura icônica na história da escola e do carnaval brasileiro.
A concentração das agremiações será na esquina com a Rua João Evangelista de Carvalho. Dali os componentes seguem pela Avenida Mirandela até a Praça Vereador Orlando Hungria, onde acontece a dispersão.
Quem perder o último ensaio em Nilópolis, ainda terá a oportunidade de acompanhar dois ensaios técnicos de rua. No próximo dia 16, o ensaio será feito em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A concentração será na Av. Atlântica, esquina com Av. Rainha Elizabeth (Próximo ao Forte de Copacabana) às 14 horas.
Já no sábado, dia 22, os integrantes do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis farão o último ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. O início está previsto para 19h.
Esquema de trânsito
Para manter a fluidez o trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes preparou um esquema para garantir a tranquilidade dos motoristas.
A Avenida Mirandela terá seu tráfego impedido a partir das 14h para a montagem da estrutura necessária. Os bloqueios serão montados no trecho entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a Rua Zezinho. De acordo com a pasta, os bloqueios serão progressivos, conforme as equipes de montagem forem avançando.
Confira abaixo a lista de vias que terão o trânsito impedido:
Avenida Mirandela – Trecho entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a Rua Zezinho;
Ruas João Evangelista de Carvalho, Eliseu de Alvarenga, Pracinha Wallace Paes Leme e João Pessoa – Trecho entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha;
Rua Comandante Joaquim Cardoso e Travessa Ramos – Trecho entre a Avenida Mirandela e a Rua Pedro Álvares Cabral;
Rua Darci Vargas – Trecho entre a Avenida Mirandela e a Rua Serafim Soares Lobo e;
Ruas Virgílio Rodrigues de Oliveira, José do Patrocínio e Jornalista Hungria – Trecho entre a Avenida Mirandela e a Rua Alberto Teixeira da Cunha.
Além disso, a Avenida Mirandela terá a sua mão invertida, no sentido e trecho da Rua Zezinho para a Rua Getúlio Vargas.
Transportes
Com as mudanças no trânsito, o transporte público também sofrerá alterações.
Confira as linhas de ônibus afetadas:
Linhas 431 (Nova Iguaçu x Nilópolis) e 439 (Mesquita x Nilópolis) – Expresso São Francisco: No sentido Nilópolis, os ônibus seguirão pela Rua Pedro Álvares Cabral até retornar ao seu itinerário original. No sentido contrário, os veículos seguem pela Rua Mário de Araújo até a Rua João Evangelista de Carvalho, onde voltam ao itinerário original.
Linha 478 (Mesquita x Central) – Viação Vera Cruz – No sentido Central, os ônibus seguem pela Rua Pedro Álvares Cabral até a Rua Getúlio Vargas, onde voltam ao itinerário original. No sentido contrário, seguem pela Rua Mário de Araújo até a Rua João Evangelista de Carvalho, onde voltam ao itinerário original.
Linha 001 (Mirandela x Cabral) – Cavalcanti e Cia. Nilopolitana – No sentido Cabral, os ônibus entram na Rua Coronel França Leite até a Rua Pedro Álvares Cabral, onde voltam ao itinerário original. No sentido contrário, seguem pela Rua Mário de Araújo até a Rua Marques Canário, onde voltam ao itinerário original.
Linha 002 (Manoel Reis x Rodoviária) – Cavalcanti e Cia. Nilopolitana – No sentido Rodoviária não haverá alterações no itinerário. No sentido contrário, os veículos seguem pela Rua Getúlio Vargas até a Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde voltam ao itinerário original.
Linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) – Master Transp. Col. Passageiros – Até 18h, no sentido Duque de Caxias, os ônibus saem do ponto final e seguem pela Rua Pedro Álvares Cabral até a Rua Getúlio Vargas, onde retomam o itinerário original. No sentido inverso, os veículos acessam a Rua Alberto Teixeira da Cunha e pegam a Rua Getúlio de Moura até a rua Mário de Araújo, seguindo por ela até a Rua Marques Canário e depois seguem pela Rua Pedro Álvares Cabral até o ponto final. Após, o ponto final é transferido para a Rua Roberto Silveira, nas proximidades da Praça Prefeito Miguel Abrão. O serviço será normalizado no domingo.
Serviços Públicos
Para garantir a segurança e a tranquilidade do evento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública terá agentes da Guarda Civil Municipal em pontos estratégicos da Avenida Mirandela, além de rondas com o apoio da Polícia Militar.
Agentes de trânsito estarão atuando nos principais pontos de bloqueio para auxiliar os motoristas. O secretário de Transporte, Ricardo Gallego Jr., pede que os motoristas busquem evitar a região do evento, procurando usar rotas alternativas.
“Vamos estar com nossos agentes posicionados nas principais vias, além de outros fazendo a fiscalização do estacionamento irregular nas ruas do entorno. Pedimos a colaboração de todos para que tudo corra bem”, disse.
Por conta da feira livre montada aos domingos na Avenida Mirandela, a liberação total do tráfego na via só ocorrerá após a desmontagem das barracas, já no final da tarde de domingo.
Discussion about this post