O projeto que leva filmes a crianças e familiares que não têm condições de ir ao cinema estará de volta a Nilópolis e a vários municípios da Baixada Fluminense. A iniciativa exibe filmes brasileiros e estrangeiros que refletem a realidade da população local. Com cerca de três anos de existência, o projeto já circulou por diversos bairros carentes de Nilópolis, como o Bairro da Mina e Paiol de Pólvora, e agora retornará também a Belford Roxo, Mesquita e Duque de Caxias.
![Idealizado pela atriz Eli Ferreira, Júnior Lima e René Silva, o projeto busca democratizar o acesso à cultura. Foto: Divulgação](https://i0.wp.com/nilopolisonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/01.jpg?resize=1024%2C1024&ssl=1)
Idealizado pela atriz Eli Ferreira, Júnior Lima e René Silva, o projeto busca democratizar o acesso à cultura. Eli Ferreira é conhecida por seus papéis em novelas da Rede Globo, como a empregada analfabeta Tiana em “Tempo de Amar” e a refugiada congolesa Marie Patchou em “Órfãos da Terra”, papel que rendeu à novela o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2020. Eli também participou de produções como “Nos Tempos do Imperador”, “Mar do Sertão” e séries de streaming como “Santo” (Netflix) e “Sentença” (Prime Video).
Júnior Lima já atuou na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos por 12 anos, desenvolvendo projetos sociais, e na Câmara de Vereadores por 4 anos. Ele é pós-graduado em Linguagens Artísticas pelo IFRJ e especializado em História da África e Relações Étnico-Raciais, além de ser mestrando em Políticas Públicas pela UFRGS. Júnior também foi premiado pelo CCBB Centro Cultural do Brasil pelos projetos realizados em Nilópolis.
René Silva é o criador da rádio Voz das Comunidades, que visa apresentar os problemas e reivindicar melhorias para a população do Complexo do Alemão. Entre suas conquistas, René venceu o Shorty Awards do New York Times e ganhou o prêmio da organização Mipad em Nova York.
O projeto promete voltar em breve, circulando pelos municípios da Baixada Fluminense e trazendo a magia do cinema a todos.
Discussion about this post