Há um ano, a Prefeitura de Nilópolis lançou o ‘Zap da Saúde’, um serviço que tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Através do número (21) 99726-2270, disponível no WhatsApp, os cidadãos podem agendar consultas e exames, tirar dúvidas sobre o funcionamento dos postos de saúde, e enviar sugestões ou queixas.
Mais de três mil pacientes já entraram em contato com a SEMUSA por meio do ‘Zap da Saúde’, buscando atendimentos em especialidades como Ginecologia, Cardiologia, Clínica Geral, Oftalmologia e Pediatria. O município realiza aproximadamente 25 mil atendimentos mensais, distribuídos pelos 12 postos de saúde, o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O ‘Zap da Saúde’ funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Após a marcação da consulta ou exame, o usuário pode avaliar o serviço pelo mesmo canal, informando a taxa de satisfação. Com base nas respostas, a Secretaria de Saúde de Nilópolis busca adaptar e melhorar o atendimento de acordo com as necessidades da população.