A primeira edição da “Oficina Bate-Boleiros de Atitude” está com inscrições abertas até 20 de fevereiro. A iniciativa, voltada para jovens de 12 a 16 anos residentes em Nilópolis, tem como objetivo ensinar a arte do bate-bola e oferecer uma oportunidade de profissionalização.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente CLICANDO AQUI. É necessário estar matriculado em escola pública ou particular e manter rendimento escolar dentro ou acima da média durante todo o workshop. As aulas ocorrerão aos sábados, das 14h às 17h, no bairro do Cabral, durante dois meses.
O projeto, financiado pela Lei Aldir Blanc do Ministério da Cultura e com o apoio da Prefeitura de Nilópolis, oferece 20 vagas distribuídas da seguinte forma: 60% para ampla concorrência, 20% para negros, indígenas e quilombolas, 10% para pessoas com laudo de TEA e TDAH, e 10% para pessoas em situação de pobreza. Além disso, os participantes devem estar com o esquema vacinal em dia.
![A "Oficina Bate-Boleiros de Atitude" é uma iniciativa do grupo de bate-bolas Atitude, do bairro Cabral. Foto: Divulgação](https://i0.wp.com/nilopolisonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/batebolas01.jpg?resize=1024%2C682&ssl=1)
Todos os alunos receberão um kit com blusa, bermuda e bolsa para uso nas oficinas. O curso busca conectar os participantes com a cultura e a tradição do carnaval, capacitando-os a criar temas, protótipos de fantasia, organizar e produzir o evento de formatura.
Histórico
A “Oficina Bate-Boleiros de Atitude” é uma iniciativa do grupo de bate-bolas Atitude, do bairro Cabral. Desde 2010, o grupo percebeu a dificuldade de muitos em participar do carnaval devido aos altos custos das fantasias, decidindo então fabricar suas próprias roupas. Com o tempo, a prática evoluiu para uma atividade profissionalizante, e hoje o grupo também atende outros grupos tradicionais de bate-bolas na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro.
Essa oportunidade representa uma maneira de preservar a cultura e tradição do bate-bola, ao mesmo tempo em que oferece um caminho de profissionalização para os jovens de Nilópolis.
Discussion about this post