Os munícipes de Nilópolis que não receberem o boleto do IPTU 2025 em suas residências têm a opção de acessar o site da Prefeitura (www.nilopolis.rj.gov.br) para baixar o documento através do Portal do Contribuinte. No portal, é possível imprimir a cota única com vencimento até 28 de fevereiro, que oferece um desconto de 5%, além das 10 parcelas que começam a vencer em março.
Também é possível emitir a segunda via do boleto no Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI), localizado na Secretaria de Fazenda, localizado no térreo do prédio da Prefeitura, no Paço Municipal Prefeito Farid Abrão, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Neste setor, a emissão da cota única está disponível, e as guias de parcelamento estarão acessíveis a partir da segunda quinzena de fevereiro.
A secretária de Fazenda, Janaina Tellini, alerta sobre a importância de conferir se o boleto possui a logomarca do município e os dados corretos do imóvel para evitar fraudes. O vencimento do imposto para contribuintes que optarem pelo parcelamento será sempre no dia 10 de cada mês, sendo transferido para o próximo dia útil caso caia em um final de semana.
A secretária de Fazenda, Janaina Tellini, alerta sobre a importância de conferir se o boleto possui a logomarca do município e os dados corretos do imóvel para evitar fraudes. Foto: DivulgaçãoTellini destaca que a transição da emissão de carnês para o e-carta proporcionará economia de custos, respeito ao meio ambiente pela redução do uso de papel, e maior praticidade na impressão, envelopamento e distribuição. O pagamento do imposto pode ser realizado via internet, pelo site do banco, em casas lotéricas e em diversos meios físicos e digitais disponibilizados pelas instituições financeiras credenciadas.
O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do município.
“A receita proveniente do pagamento do IPTU permite ao município oferecer melhores serviços aos munícipes, seja nas áreas de saúde, educação e obras na cidade”, ressaltou Tellini.
O Portal do Contribuinte oferece 16 opções de serviços, incluindo a retirada da segunda via de tributos municipais, acesso ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e REGINS, além de consulta de processos e legislações municipais. Serviços como abertura de processo de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e parcelamento de tributos inscritos em Dívida Ativa estão em fase de conclusão.
Discussion about this post