
Com a mesa composta pelo presidente Jorge Luiz Scalise Xavier, pelo vice-presidente Alexandre Nobre, pelo primeiro-secretário Amauri Jesus e pelo segundo secretário Rafael Santos de Oliveira, a Câmara Municipal de Nilópolis deu início aos trabalhos legislativos da nova legislatura nesta segunda-feira (17). A sessão teve início com 15 minutos de atraso e foi aberta com a leitura de um trecho da Bíblia.
Durante a sessão, foi apresentado um ofício da Secretaria Municipal de Fazenda solicitando a previsão orçamentária da Câmara para inclusão na Lei Orçamentária Plurianual. Projetos de lei do Poder Executivo, que tratam da reorganização da estrutura organizacional da Prefeitura e da alteração da lei 6275/2009, também foram apresentados. Houve ainda uma emenda ao regimento interno da Câmara, aumentando o número de comissões parlamentares de 12 para 14, incluindo as novas comissões de Esporte e Lazer e Direitos da Mulher.
Atuação dos Vereadores
Foram apresentadas 155 indicações legislativas, destacando-se os vereadores Leandro Hungria, com 40 indicações, e Alexandre Nobre, com 34. Na primeira fala dos vereadores, Wagner Pereira de Almeida pediu aplausos para Cristine Ribeiro por ser uma representante feminina na Câmara e convocou a população para participar das sessões. Armando Paiano declarou apoio ao prefeito Abraão David Neto, e Esmar França destacou a importância da segurança pública e seu trabalho à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Amauri Jesus pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Nivaldo Cavalcante e ressaltou a importância do diálogo na política.
Requerimentos Legislativos
Na votação dos requerimentos legislativos, todos os 30 foram aprovados por unanimidade, com destaque para Alexandre Nobre, que apresentou 26 requerimentos. Entre os pedidos, estavam a construção do Restaurante do Povo, limpeza dos rios Pavuna e Sarapuí, a implantação de um Destacamento de Policiamento Ostensivo no Cabuis e a construção de encostas em 11 pontos de Nilópolis. Leandro Hungria também apresentou requerimentos, como a criação de um horto no Parque Sara Areal, um Posto do HemoRio no Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck e a criação de um Terminal Rodoferroviário. A vereadora Cristiane Ribeiro pediu a implantação de um Núcleo de Atendimento à Mulher.
Pedido de Audiência Pública
Wagner Pereira de Almeida cobrou soluções para problemas com ar condicionado nas escolas e solicitou uma audiência pública para discutir a falta de água em Nilópolis com a Águas do Rio. Amauri Jesus sugeriu a criação de um consórcio legislativo para cobrar as concessionárias, e Flávio Vergueiro pediu que a Light fosse convocada devido às constantes quedas de energia. Leandro Hungria relembrou as reclamações feitas na legislatura anterior sobre as concessionárias de luz e telefonia.
A próxima sessão está marcada para o dia 19/02, quarta-feira, a partir das 15h. A sessão é aberta ao público, sujeita apenas à lotação do Plenário Vereador Orlando Hungria. O endereço da Câmara Municipal de Nilópolis é Rua Nicolau Cobelas, 01, Centro.
Discussion about this post