Em virtude do desfile que a Beija-Flor de Nilópolis fará na Avenida Mirandela, no próximo sábado (15), para comemorar o 15º título do Carnaval carioca, algumas ruas de Nilópolis terão sua rotina modificada para adequar-se ao evento. A principal avenida da cidade já terá pontos de interdição a partir desta quinta-feira (13).
Para fazer a montagem da estrutura principal, a Secretaria de Transporte irá fechar a Avenida Mirandela, no trecho entre as ruas Zezinho e Pracinha Wallace Paes Leme, a partir das 17h desta quinta-feira (13). A partir de então, este trecho e a Rua João Pessoa, no trecho entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha, também ficarão fechados ao tráfego de veículos até às 2h do dia seguinte, quando está prevista a desmontagem da estrutura.
Já no sábado, dia 15 de março, a partir das 10h, outras interdições serão feitas ao longo do dia na região central de Nilópolis. Elas serão válidas até as 2h do dia seguinte. Veja no mapa abaixo os pontos de bloqueio.
Confira abaixo o esquema montado pela Secretaria de Transporte:
A partir das 17h do dia 13 de março:
- Avenida Mirandela terá a mão de direção invertida, no trecho e direção da Rua Zezinho para a Rua Getúlio Vargas;
Das 10h do dia 15 até às 02h do dia 16 de março:
- O estacionamento de veículos está proibido em ambos os lados das seguintes vias:
- Avenida Mirandela, no trecho entre as ruas Eliseu de Alvarenga e Zezinho;
- Rua João Pessoa, no trecho entre as ruas Alberto Teixeira da Cunha e Avenida Mirandela
- As seguintes vias serão interditadas ao tráfego de veículos:
- Avenida Mirandela, compreendendo o trecho da Rua Eliseu de Alvarenga até a Rua Zezinho;
- Ruas Pracinha Wallace Paes Leme e João Pessoa, compreendendo o trecho da Rua Pedro Álvares Cabral até a Rua Alberto Teixeira da Cunha;
- Travessa Ramos, compreendendo o trecho da Rua Pedro Álvares Cabral até a Avenida Mirandela;
- Ruas Virgílio Rodrigues de Oliveira, José do Patrocínio e Jornalista Hungria compreendendo o trecho da Rua Alberto Teixeira da Cunha até a Avenida Mirandela;
A Secretaria de Transportes informa que o acesso dos moradores às ruas interditadas está permitido, mediante a apresentação do comprovante de residência. A exceção fica apenas por conta da Avenida Mirandela, onde o acesso só poderá ser feito em casos de extrema necessidade.
Linhas de ônibus terão itinerário modificado

Em função das interdições, as linhas municipais e intermunicipais de ônibus que passam pelo trecho interditado da Avenida Mirandela terão um novo itinerário. Confira abaixo as linhas afetadas:
001 (Mirandela x Cabral) – Nilopolitana
002 (Manoel Reis x Rodoviária) – Nilopolitana
005 (Nova Cidade x Prefeitura) – Nilopolitana
431I (Nova Iguaçu x Nilópolis) – Expresso São Francisco
439I (Nilópolis x Mesquita) – Expresso São Francisco
138I (Nilópolis x Duque de Caxias) – Master Transportes Col. de Passageiros
A Secretaria Municipal de Transportes informa que as empresas de ônibus estão autorizadas a realizar mudanças no itinerário delegado para atender aos usuários. A pasta também informou que as empresas devem informar aos usuários sobre os itinerários provisórios.
Para formalizar as interdições e cumprindo o Decreto Municipal nº 2378 de abril de 1999 e a Lei nº 9.503 de setembro de 1997 – Art. 95 – § 1° e 2°– Código de Trânsito Brasileiro – CTB, será publicada no Diário Oficial do Município, edição da próxima sexta-feira (14), uma portaria com o esquema de trânsito.
Agentes nas ruas

Durante o período em que estiver em vigor o esquema especial de trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes estará nas ruas com seu efetivo completo de agentes. A equipe estará baseada em pontos estratégicos e em viaturas e motocicletas.
O secretário de Transportes, Ricardo Gallego Dos Santos Jr., pede que a população dê preferência aos deslocamentos usando o transporte coletivo. Quem precisar se deslocar de carro, o secretário orienta que os motoristas fiquem atentos as orientações dos agentes de trânsito.
“Estaremos com todo o nosso efetivo de agentes atuando nos principais bloqueios, além da equipe de fiscalização que irá atuar para coibir irregularidades. Nosso papel vai ser feito e com a colaboração da população, tenho certeza que não teremos problemas”, disse.
O coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques, explica que a prioridade será para as vias de maior movimento:
“Nosso efetivo irá estar pronto para atender ao cidadão nilopolitano, para que a diversão esteja garantida e os transtornos ao trânsito sejam os menores, para isso pedimos que os motoristas colaborem e evitem circular pelas vias próximas à Avenida Mirandela, como Getúlio Vargas, Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha, onde iremos empregar o maior efetivo”, concluiu.