Nesta segunda-feira (17), foi realizada a sétima sessão ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Nilópolis, no Plenário Vereador Orlando Hungria. Durante a sessão, foram lidas 15 indicações legislativas de autoria dos vereadores Leandro Hungria, Esmar França e Armando Paiano, que serão encaminhadas ao Poder Executivo, cobrando soluções e iniciativas para atender às demandas da população.
Além disso, os Projetos de Lei Complementar 01/2025 e 03/2025 foram votados e aprovados por unanimidade. O expediente também contou com a aprovação dos seguintes requerimentos:
- 073: Moção de Aplausos à diretoria do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis pelo 15º título nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (Autor: Vereador Leandro Hungria).
- 074: Pedido ao deputado estadual Rafael Nobre para recapeamento asfáltico de um beco na Rua Damásio Batista, no Cabral (Autor: Vereador Leandro Hungria).
- 075: Solicitação ao deputado estadual Rafael Nobre para implantação de uma unidade de emissão de documentos no Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck (Autor: Vereador Armando Paiano).
- 076: Pedido ao deputado estadual Rafael Nobre para interceder junto ao Governo do Estado pela cessão de um veículo para ser usado como consultório móvel (Autor: Vereador Armando Paiano).
- 077: Requerimento para realização de Audiência Pública no dia 15/04 em prol da Causa Animal, com convocação do secretário de Meio Ambiente, Dean Senra (Autor: Vereador Leandro Hungria).

Participação dos Vereadores
O vereador Leandro Hungria destacou o Dia Nacional dos Animais, comemorado em 14 de março, e celebrou o sucesso da feira de adoção realizada no dia 15, que resultou na adoção de 32 animais. Ele também cobrou ações do Poder Executivo, criticando a Secretaria de Meio Ambiente pela falta de ações conjuntas e pela ausência de respostas a mais de 20 casos de maus-tratos e abandono relatados por ele. Leandro questionou a gestão do Fundo de Meio Ambiente e pediu mais transparência sobre o destino das multas arrecadadas.
O presidente da Câmara, Jorge Scalise, anunciou que fará um ato de repúdio contra a Secretaria de Meio Ambiente, destacando que a Casa Legislativa está ao lado do povo.
O vereador Rafael Santos de Oliveira apoiou Leandro Hungria, enquanto Amauri de Jesus ressaltou que é inadmissível um vereador não obter respostas de 20 ofícios enviados.
Por outro lado, o vereador Flávio Vergueiro defendeu a Secretaria de Meio Ambiente, afirmando que os valores das multas não são destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e que os contratos de compra de rações e medicamentos atendem exclusivamente um abrigo no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu.
Outros Destaques
- Esmar França apresentou dois projetos de lei: um para introduzir o Proerd na Guarda Municipal e outro para instituir a Semana do Autismo. Ele também pediu a volta do programa Bom Dia Cidadão para reforçar a segurança nas primeiras horas do dia.
- Rafael Oliveira criticou a falta de neuropediatras na rede municipal de saúde e cobrou do prefeito Abraão David Neto uma solução para o problema.
- Mauricio Geber destacou a falta de medicamentos nos postos de saúde e os transtornos causados pela empresa Águas do Rio, sugerindo a realização de uma audiência pública. Amauri de Jesus e Rafael Santos de Oliveira reforçaram a necessidade de ações mais enérgicas contra a concessionária, incluindo uma possível Ação Civil Pública.
ASSISTA ABAIXO A TRANSMISSÃO NA INTEGRA DA SESSÃO
A próxima sessão ordinária será realizada na quarta-feira, dia 19, às 15h, no Plenário Vereador Orlando Hungria. A entrada é gratuita e aberta ao público, sujeita à lotação.