Em uma iniciativa que valoriza a memória e o legado de duas figuras marcantes da cultura e educação brasileira, a Prefeitura de Nilópolis sancionou dois Projetos de Lei de autoria do vereador Leandro Hungria, que renomeiam importantes equipamentos públicos do município. As leis foram oficializadas pelo prefeito Abraão David Neto em 08 de outubro de 2025.
CAPS II recebe nome de Dona Ivone Lara

O Projeto de Lei Ordinária nº 108, de 04 de junho de 2025, deu origem à Lei nº 6932/2025, que renomeia o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) – Espaço Vivo, localizado na Rua Senador Fernando Mendes, 1288 – Centro, para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) – Espaço Vivo Dona Ivone Lara.
A homenagem reconhece a trajetória de Yvonne Lara da Costa, conhecida como Dona Ivone Lara, a “Primeira Dama do Samba” e “Rainha do Samba”. Nascida em 13 de abril de 1922, em Botafogo, Rio de Janeiro, Dona Ivone foi pioneira não apenas na música, mas também na saúde mental. Formada em enfermagem e serviço social, com especialização em terapia ocupacional, atuou em hospitais psiquiátricos e trabalhou ao lado da renomada Dra. Nise da Silveira.
Além de sua carreira musical, Dona Ivone teve passagens pelo cinema e televisão, interpretando a personagem Tia Nastácia em especiais do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Foi homenageada por diversas instituições culturais, como o Império Serrano, o Prêmio da Música Brasileira e o Trem do Samba. Em 2015, entrou para a lista das Dez Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio.
“Ao nomear o nosso Centro de Atenção Psicossocial como Dona Ivone Lara, não estamos apenas homenageando uma artista extraordinária — estamos reconhecendo uma mulher que dedicou sua vida à saúde mental, ao cuidado com o outro e à cultura popular brasileira. Dona Ivone foi pioneira em tantos sentidos: a primeira mulher a compor para uma escola de samba, uma profissional da terapia ocupacional que trabalhou ao lado de Nise da Silveira, e uma referência de resistência, afeto e dignidade. Que este espaço, agora com seu nome, inspire acolhimento, arte e transformação, como ela fez por toda a sua vida”, disse o vereador Leandro Hungria.
Dona Ivone Lara morreu no dia 16 de abril de 2018, em consequência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória após permanecer internada por três dias no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, Rio de Janeiro.
Quadra escolar leva nome da Professora Leideclé Cardoso Gonçalves

Já o Projeto de Lei nº 110, também de 04 de junho de 2025, originou a Lei nº 6933/2025, que denomina a quadra de esportes da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira como Quadra de Esportes Professora Leideclé Cardoso Gonçalves.
A homenagem reconhece a dedicação da professora Leideclé Cardoso Gonçalves à educação em Nilópolis. Nascida em Recife, em 28 de julho de 1949, mudou-se para Nilópolis aos nove anos. Formada em Biologia pela UNIG e em Pedagogia pela UERJ, lecionou no Instituto de Educação Professor Carlos Pasquale e foi diretora e professora no Colégio Cenecista Nilo Peçanha por mais de 45 anos, espaço onde atualmente está localizada a Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira. Durante este período, contribuiu para a formação de milhares de alunos em diversos segmentos da sociedade.
A professora Leideclé faleceu em 06 de agosto de 2021, deixando um legado de formação e inspiração para milhares de alunos. A nomeação da quadra é uma forma de eternizar sua contribuição à comunidade nilopolitana.

“Dar o nome da quadra de esportes da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira à Professora Leideclé Cardoso Gonçalves é mais do que uma homenagem — é um gesto de gratidão. Por mais de 45 anos, ela foi presença constante, firme e afetuosa na formação de gerações de nilopolitanos. Educadora dedicada, gestora exemplar e mulher inspiradora, a professora Leideclé transformou aquele espaço em um verdadeiro templo do saber e da cidadania. Que cada aluno que pisar nesta quadra lembre que ali ensinou alguém que acreditava no poder da educação para mudar vidas”, concluiu Hungria.
As leis foram aprovadas pela Câmara Municipal e sancionadas pelo prefeito Abraão David Neto, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da história e da identidade local.









