A Secretaria Municipal de Transportes de Nilópolis (SEMTRAN) publicou a Portaria Nº 011, de 08 de outubro de 2025, com o calendário oficial da Vistoria Anual de Táxis 2025. A medida é essencial para garantir a segurança, legalidade e qualidade do serviço de táxi no município. O prazo final para regularização é 05 de dezembro de 2025.
Calendário da Vistoria por Pontos de Táxi
A vistoria será realizada entre 20 de outubro e 28 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Transportes, conforme o cronograma abaixo:
- 20/10 a 24/10: Pontos 01 e 02 – Assaí e Cristal (Rua Getúlio de Moura – Centro)
- 27/10 a 31/10: Ponto 03 – Lojas Americanas (Avenida Mirandela – Centro)
- 03/11 a 07/11: Ponto 04 – Praça Prefeito Miguel Abrão – Centro
- 10/11 a 14/11: Pontos 05 e 06 – Prezunic (Rua Getúlio de Moura – Centro) e Calçadão Dr. Alberto Kleuver Jardim – Olinda
- 17/11 a 28/11: Ponto 07 – Vianense (Estrada Marechal Castelo Branco – Santos Dumont)
- 24/11 a 28/11: Período para quem perdeu as datas anteriores.
Caso sejam constatadas pendências, que impeçam a aprovação na vistoria, os permissionários terão até o dia 05 de dezembro de 2025 para reagendarem a vistoria e assim providenciar a regularização junto à SEMTRAN.
Documentos Obrigatórios para a Vistoria 2025
Para realizar a vistoria, o titular ou procurador legal (com procuração pública) deve apresentar fotocópias dos seguintes documentos:
• Comprovante de residência de 2025 (água, luz ou telefone fixo) em nome do titular da permissão e com endereço em Nilópolis;
• CRLV 2025 (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) legível;
• Aprovação do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro – IPEM 2025
• Guia paga/integral do ISS 2025
• Comprovante de pagamento da taxa de vistoria 2025
• Certidão negativa ou positiva com efeito de negativa de débitos (Art. 348 do Código Tributário)
• CSV 2025 (Gás – GNV), se houver
📲 Siga nossas redes sociais para mais histórias inspiradoras:
A guia para pagamento da Taxa de Vistoria deve ser retirada na Secretaria Municipal de Transportes, localizada na Rua Frei Ludolf, ao lado do Terminal Rodoviário de Nilópolis, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Somente serão vistoriados veículos com até 10 anos de uso, conforme a legislação municipal vigente. Apenas o titular, motorista auxiliar credenciado ou procurador legal poderá realizar a vistoria, retirar o laudo e o selo/cartão de vistoria 2025.
Veículos que não realizaram a vistoria de 2024 ou anos anteriores não serão vistoriados e deverão providenciar a regularização junto a Secretaria Municipal de Transportes. Veículos flagrados operando sem a vistoria 2025 serão lacrados e rebocados para o depósito público. A liberação só ocorrerá após regularização e pagamento de multa equivalente a 10 vezes o valor de uma infração gravíssima.

“A vistoria anual dos táxis é mais do que uma exigência legal — é um compromisso com a segurança da população e com a valorização dos profissionais que atuam diariamente nas ruas de Nilópolis. Estamos trabalhando para garantir um processo transparente, eficiente e justo, e contamos com a colaboração de todos os permissionários para que o serviço de táxi continue sendo sinônimo de confiança e qualidade em nossa cidade.” — Ricardo Gallego dos Santos Jr., Secretário Municipal de Transportes de Nilópolis.
Segundo dados da Prefeitura, Nilópolis conta com cerca de 370 veículos cadastrados como táxis, incluindo permissionários e motoristas auxiliares. Todos devem se regularizar dentro do prazo para evitar sanções.
Eduardo Martins, residente no bairro Novo Horizonte, costuma usar táxi para levar a mãe ao médico:
“Minha mãe é idosa e precisa de conforto e segurança. O táxi é o transporte que ela mais confia. Quando vejo que o carro está com o selo da vistoria, sei que está tudo em dia. É uma garantia para quem depende desse serviço.”
💬 Sugira matérias, entre em contato com os nossos canais:









