A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis agora é oficialmente mais uma aliada no enfrentamento da violência contra a mulher. Foi inaugurado nesta terça-feira (17), o 47º polo do Programa Empoderadas, do Governo do Estado, na quadra da agremiação. Essa é a terceira unidade do programa na cidade e a expectativa é que o município atinja a marca de 1.000 mulheres no projeto.
O Empoderadas atua com técnicas esportivas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio dos sinais que antecedem a violência. Além disso, trabalha com ensinamentos que vão do uso da inteligência emocional a sistemas de autodefesa, abordando técnicas especiais. O programa busca resgatar a dignidade, os direitos humanos e a autoestima da mulher.
A coordenadora do programa, Érica Paes, destacou a importância da inauguração dentro da tradicional escola de samba de Nilópolis.
“O lançamento deste polo na Beija-Flor é uma das maiores conquistas que tivemos, pois, um grande número de vítimas da violência está na Baixada Fluminense. E desenvolver isso nesta grande instituição que é a Beija-Flor, com a escola abrindo as portas para o programa e para o Governo do Estado, é muito significativo. A forma que a diretoria nos recebeu, a velha guarda, as mulheres da escola, as baianas, as passistas, todas agradecendo por estarmos aqui, porque as mulheres da comunidade precisam. É o Governo utilizando todas as ferramentas para fortalecer as mulheres, para garantir a dignidade das mulheres do estado”, disse.
Durante o evento, centenas de pessoas marcaram presença na quadra e alunas que já garantiram vaga no programa, além de visitantes, foram conferir a aula inaugural do Empoderadas. Além disso, puderam usufruir de serviços como a isenção de taxas para documentos, por meio do NAC (Núcleo de Atendimento ao Cidadão). Para quem quiser fazer parte do novo polo, basta se inscrever na própria unidade. As aulas serão às terças e quartas-feiras, das 19:30 às 20:30, na quadra da escola. O polo já tem mais de 30 alunas inscritas.
Para Andréia Carla Diniz Macedo, de 62 anos, que já foi aluna do programa, a iniciativa na quadra será uma oportunidade incrível de retornar às aulas do Empoderada, agora pertinho de casa.
“Eu entrei no Empoderadas por mil fatores. Principalmente, pelas agressões verbais, que doem muito. Hoje eu aprendi que eu posso. O programa é muito bom. Tive orientação jurídica, atendimento psicológico, capacitação. Espero muito deste polo da Beija-Flor, que a gente venha a ter muitas conquistas aqui”, finalizou.