A Guarda Civil Municipal de Nilópolis (GCM) foi acionada para atender a uma ocorrência de importunação sexual no bairro Nossa Senhora de Fátima. Um homem invadiu o local de trabalho da vítima e colocou o órgão genital para fora, além de agarrar a mulher.
Segundo a GCM, a vítima A.F.O., estava em seu local de trabalho, na Rua Pedro Álvares Cabral, quando o acusado teria entrado já com o órgão genital para fora da bermuda e lhe agarrado. A ocorrência foi atendida inicialmente pela agente Ana Paula, que solicitou o apoio de outra guarnição.
Os agentes Neves, Lima e Constantino, chefiados pelo agente Patrício e supervisionados pelo agente Sócrates, compareceram ao local e diante dos relatos, deram início a busca pelo acusado.
Com base em informações obtidas, a guarnição se dirigiu a um endereço no Centro de Nilópolis, onde após diligência, encontraram o homem. Após feita a abordagem, os agentes apresentaram o acusado à vítima, que prontamente fez o reconhecimento.
O homem foi conduzido à 57ª DP (Nilópolis), onde a vítima fez novo reconhecimento e o registro de ocorrência foi lavrado.
Desde 2018, a importunação passou a ser tratada como crime. A lei nº 13.718, define como importunação sexual praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. A penalidade prevista é de reclusão de um a cinco anos.
A Guarda Municipal está apta a atender casos de importunação sexual, orientando e dando apoio à vítima para o registro de ocorrência. A mulher que se sentir constrangida e até alvo de importunação pode procurar a Guarda Municipal de forma direta em abordagem aos agentes na via pública ou pelo telefone 153.