Anizio Abrahão é um dos nilopolitanos de maior proeminência, nacional e internacional, por conta de suas atuações no ramo empresarial e também no âmbito do carnaval, destaque por ser o patrono da amada Beija-Flor de Nilópolis, a maior vencedora do carnaval da era sambódromo. Sua importância no cenário cultural fluminense vai além, sendo Anízio um dos idealizadores da Liga Independente das Escolas de Samba, bem como um enfático defensor da valorização do carnaval como um produto tipo exportação do Brasil, promovendo o profissionalismo, a respeitabilidade e a busca da devida importância que devia ser dada às escolas de samba e aos sambistas. Por esta visão diferenciada, centenas de componentes da Beija-Flor, por exemplo, tiveram a oportunidade de se transformar em artistas de maneira legítima, apresentando seus shows no Brasil e em diversos lugares do planeta.
O maior exemplo de seu legado para a vida da cidade de Nilópolis é o trabalho social feito na agremiação carnavalesca de Nilópolis, que hoje tem frutos a olhos vistos, tais como o Instituto Beija-Flor. Os projetos realizados e a visão de transformação através da arte do samba e do carnaval sempre acompanharam Anízio e a Diretoria da Escola desde quando assumiram a condução da Agremiação, sendo um diferencial importante não só para a cidade, mas para toda a região da Baixada Fluminense, pelo fato de transformar a vida das pessoas positivamente e de maneira literal.
Como forma de celebrar a alegria de ser de Nilópolis, no último sábado dia 15/04, mais uma iniciativa visionária deste ilustre nilopolitano foi concretizada: o encontro dos amigos da Velha Guarda de Nilópolis. Um encontro regado a muitos bons papos e excelentes recordações, marcando, em definitivo, a presença do empresário e mecenas em terras nilopolitanas. Foi um encontro com seus amigos de infância e de juventude (dos tempos de quando ainda morava na Avenida Mirandela, número 34, ajudando seu saudoso pai Abrão David no Armarinho São Jorge) bem como outros grandes amigos, a exemplo do Vereador Alvinho; do Presidente da Beija-Flor de Nilópolis Almir Reis, do engenheiro Duica e também Saramandaia, Edalmo, Neizinho, Noel, Paulinho, Junior, Celso Dutra, Carlinhos Marrafas, Ruy, Paulinho Feital , Cristóvão, Tuco, Limar, Almir Tucano, Robertinho, Elias, Quereiro,Moacir, entre tantos outros que se fizeram presentes, incluindo também o sobrinho Nelsinho David.
“Eu vejo em um encontro como o de hoje o resgate de nossa memória enquanto município. Ninguém melhor do que Sr. Anizio, uma figura icônica de Nilópolis, para promover este momento. Além da clara alegria de estarmos juntos, a gente, que é um pouco mais novo, aprende muito com eles. Começa a saber de histórias de um tempo quando a cidade estava ainda muito jovem, dando seus primeiros passos. Só tenho a parabenizar este grande amigo, a quem considero um paizão, pelo grandioso ser humano e nilopolitano que ele é.” – pontuou o Vereador Alvinho.
A iniciativa foi um sucesso e, em breve, será realizado um novo encontro que registra a história desse município singular e que mora no coração de todo o Brasil, muito por conta da coragem e do espírito desse grande cidadão nilopolitano chamado Anizio Abrahão David.