Nilópolis tem inúmeras instituições cristãs cujo trabalho religioso é louvável e de espetacular relevância. Muitas destas fazem trabalho beneficente, arrecadam doações, distribuem alimentos aos mais necessitados e levam a Palavra de Deus aos lares e corações.
Há 84 anos surgia, na Avenida Mirandela 434, antes mesmo da emancipação político administrativa do que hoje é o Município de Nilópolis, ao dia 21 de abril de 1934, a Primeira Igreja Batista, um templo erguido ao custo de muito suor e trabalho pelas mãos de nilopolitanos e nilopolitanas do século passado que tinham um único objetivo: adorar a Deus e seguir os sagrados mandamentos e ensinamentos de Jesus. Vale resgatar o nome dos primeiros membros que deram vida à instituição: Pastor José Silveira, Henrique Marinho Nunes, Maria Geralda Nunes, Davi Ferreira de Almeida, Maximiano Ferreira, Vitalino Ferreira e Antônio Costa Sobrinho.
De lá para cá muita coisa aconteceu. A cidade evoluiu, as vilas foram dando lugar a prédios, as ruas de chão batido agora estão pavimentadas e saneadas, a população conquistou uma imensa área verde para chamar de sua: o Parque Municipal Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão; e até mesmo a sede da Prefeitura e da Câmara mudaram de endereço. Isso também aconteceu com a 1ª Igreja Batista que, em 1943, se fixou na Rua das Laranjeiras, hoje Rua Zezinho, número 157.
Dando um espetacular salto no tempo, chegamos ao período mais crítico para a humanidade na história recente, quando em 2020 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da COVID – 19, momento em que as incertezas, diante da crise sanitária, foram inúmeras até que a vacina chegasse. No dia 03 de abril daquele ano, a Prefeitura de Nilópolis estabeleceu o primeiro Centro de Triagem para Covid-19, com um detalhe, o espaço utilizado foi fruto da cessão do salão de convenções da 1ª Igreja Batista de Nilópolis. À época, o Pastor Levy Vargas e todos os membros da Igreja entenderam a situação e se solidarizaram com a Prefeitura de Nilópolis, que buscava um espaço central para atendimento exclusivo às vítimas da Covid-19 e o Pólo ali se estabeleceu por mais de dois anos.
O Vereador Álvaro Cunha Ramos (Alvinho), sensibilizado pelo gesto da Primeira Igreja Batista, e buscando chancelar na história da cidade a importância do que a cessão do espaço representou, quando centenas de milhares de vidas foram salvas naquele local, expediu uma Moção de Congratulações e Aplausos entregue na cerimônia de aniversário de 84 anos da Igreja realizada no último dia 21 de abril. Houve, inclusive, um momento cívico para que a entrega fosse feita.
“As moções de congratulações são registros históricos conferidos aqueles que fizeram ou fazem algo relevante para a sociedade nilopolitana. Ao ceder o espaço da Igreja para que a Prefeitura fizesse um Centro de Triagem Covid-19, inclusive que aportasse os equipamentos próprios e respiradores, inúmeras vidas foram salvas. Essa atuação em favor da vida deve ser celebrada e jamais esquecida e parabenizo, mais uma vez, o Pastor Levy Vargas e todos os membros da Igreja por tamanho gesto de solidariedade”.
Foi uma cerimônia emocionante, em que a memória do saudoso Prefeito Farid Abrão se fez muito presente, que foi o pioneiro na Baixada ao criar o Pólo Covid, mas infelizmente se foi por conta da doença.
Por conta disso, a Moção de Congratulações e Aplausos n° 384/2021 foi entregue pelo Vereador Alvinho e pelo Deputado Federal Ricardo Abrão.
Estiveram presentes inúmeras autoridades religiosas e da cidade, como, por exemplo, o Pastor Iris Luiz Furtado que já foi dirigente da PIB Nilópolis e foi o preletor convidado, o Bispo Maurílio Luiz, Presidente do Conselho de Pastores e Líderes Religiosos de Nilópolis, o Secretário de Cidadania Renato da Van, o ex-Vereador Elionai Lucena, entre outros.