Durante o mês de maio, diversas ações estão sendo realizadas em Nilópolis, dentro do Movimento Maio Amarelo, que é a campanha nacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito no Brasil.
Na manhã de segunda-feira (22), agentes da Secretaria Municipal de Transporte realizaram uma ação na Avenida Getúlio de Moura, no bairro Santos Dumont. A Blitz Educativa contou também com a participação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do DETRAN/RJ e do 20º BPM (Mesquita).
“Seguindo o que preconiza a campanha deste ano, procuramos conscientizar condutores e pedestres sobre a Campanha Maio Amarelo, que neste ano está em sua décima edição e traz a importância da preservação de vidas no trânsito e da diminuição de acidentes, que tem contribuído para o número elevado de mortes e lesões no “trânsito do país”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, agente Nilton Marques.
Durante a Blitz Educativa os condutores e pedestres receberam cartilhas e ainda tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a campanha em prol da vida no trânsito.
Outra ação dentro da campanha é a realização do curso de atualização, voltado aos agentes de trânsito, iniciado também na segunda-feira (22/05). Durante três dias, os profissionais irão participar de seminários e receber atualizações sobre o Código de Trânsito Brasileiro e outras normas de trânsito. Todas as atividades serão realizadas no auditório da I Igreja do Nazareno, no Centro do município. No dia 26, os participantes participarão de uma cerimônia, onde receberão certificados de conclusão do curso.
Maio Amarelo: Um movimento para salvar vidas no trânsito
O Movimento Maio Amarelo, criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e coordenado pelo Poder Público, o setor privado e a sociedade civil vem sendo difundido em diversos países com o objetivo de acender o alerta sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito.
No Brasil, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano. O compromisso é reduzir pela metade o número de mortes até 2028 para atingir as metas de redução de acidentes de trânsito pactuadas com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste ano, o movimento completa 10 anos com o tema “No trânsito, escolha a vida”. O intuito não é assustar, mas conscientizar a população sobre a preservação da vida no trânsito.
O Maio Amarelo tem esse nome porque faz referência ao mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito (no ano de 2011) e traz a cor amarela por ser a cor que simboliza as sinalizações de advertência, atenção e cuidado no trânsito.