O prefeito Abraão David Neto (PL), o deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) e o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), estiveram na manhã da última segunda-feira (03/07) no munícipio de Resende, Sul Fluminense do Rio, conhecendo as instalações e como funciona o primeiro e único Hospital Veterinário Público, 24 horas, do Estado do Rio de Janeiro.
A comitiva foi recebida na unidade pelo deputado estadual Tande Vieira (PROS), pelo prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (DEM); pelo secretário de Saúde de Resende, Jayme Correa de Mattos Neto; e pelo diretor da unidade, o médico veterinário, Dr. Felipe Quinane, que fizeram questão de detalhar a estrutura oferecida pelo hospital.
“É uma experiência enriquecedora estar neste hospital veterinário e saber que temos aqui em Resende uma estrutura maravilhosa em prol dos nossos amiguinhos de quatro patas. Saio hoje daqui revigorado e com a certeza que estamos no caminho certo e o Hospital Veterinário de Resende servirá como referência para a Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis. Parabéns ao prefeito Diogo Balieiro Diniz, sua equipe e ao povo de Resende por se preocupar com os animais”, disse o presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Animais, vereador Leandro Hungria (Solidariedade).
O Hospital Veterinário de Resende foi entregue no dia 14 de agosto de 2020 e atende de forma totalmente gratuita os animais domésticos da cidade, em especial, famílias de baixa renda, que não têm condições de arcar com despesas de tratamentos e procedimentos cirúrgicos. Na primeira fase de implantação, atende, exclusivamente, cães e gatos de residentes em Resende, onde os tutores devem apresentar documentos oficiais de residência e de identificação.
A unidade conta com três consultórios, uma sala de anestesia, uma sala de isolamento, um ambulatório, uma sala de internação, um centro cirúrgico, uma sala de raio-X, um laboratório, uma sala de recuperação, copa, sala de repouso para os plantonistas, sala de antissepsia, farmácia, almoxarifado, quatro banheiros, recepção externa e interna e estacionamento.
No Hospital Veterinário são realizados atendimentos clínicos, cirurgias, procedimentos e serviço de castração, entre eles: suturas de ferimentos; curativos e bandagens; cirurgia de piometra; cirurgia de prolapso retal; curativo ou retirada de unhas fraturadas; operação de retirada de baço; imobilização de membros fraturados, quando possível; ultrassonografia para fins diagnósticos; internação; soroterapia; aplicação de medicamentos para animais em internação; amputação de membros, quando for o caso; retirada de tumores de pele e mama, quando necessário; exames laboratoriais; enucleação; redução de protusão de globo ocular; otohematoma; caudectomia; desobstrução uretral; cesária de emergência com ovariosalpingohisterectomia; cistotomia; e herniorrafia abdominal.
“Dia muito produtivo com uma visita ao Hospital Veterinário de Resende, unidade que é um exemplo no atendimento veterinário gratuito. Essa visita foi fundamental para avançarmos na implantação do nosso hospital veterinário em Nilópolis. Quero agradecer por todo carinho e receptividade ao Prefeito de Resende, Diogo Balieiro, ao meu par Deputado Tande Vieira e ao Diretor da unidade, Felipe. Essa parceria é fundamental para tornar essa iniciativa uma realidade em nossa cidade”, disse o deputado estadual Rafael Nobre.
Também participaram da comitiva nilopolitana o secretário de Saúde, Dr. André Esteves; e o Coordenador de Segurança Pública, Alexandre Nobre.
Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis
As obras de construção da Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis devem começar já neste segundo semestre de 2023.
De acordo com o vereador Leandro Hungria o imóvel escolhido para receber as instalações da clínica fica no bairro Frigorífico e já faz parte do patrimônio da municipalidade, restando apenas que o projeto seja apresentado pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo ao Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV para que as obras possam ser iniciadas.
“O imóvel nós já temos. É um espaço bem amplo e que comportará a necessidade dos protetores. Vamos dar um passo muito importante para cuidar dos animais abandonados e que são acolhidos por instituições e protetores. Se tudo der certo, as obras devem ser iniciadas ainda no segundo semestre deste ano e já estamos em entendimento com o prefeito Abraão David, para que o local também possa receber o crematório e a farmácia veterinária municipal, mas dependemos também da aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, concluiu.