Destinada ao acolhimento e proteção de pessoas em situação de rua, a Casa de Passagem Luciano Teixeira da Vitória, inaugurada pela Prefeitura de Nilópolis, em maio deste ano, é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e oferece uma série de atividades que buscam ressocializar esse público.
A instituição tem capacidade para receber 20 pessoas e dispõe de 20 camas, kits de higiene, banheiro, televisão com jogos de entretenimento, oferece café da manhã e jantar. Os frequentadores também dispõe de atendimento psicológico e assistência social no local. E, dependendo da receptividade, eles são encaminhados para acompanhamento no CAPS AD, que oferece tratamento para drogaditos e alcoólicos, e também para a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico.
Os usuários da Casa de Passagem Luciano Teixeira da Vitória são convidados pela equipe do chamado Pop Rua, um serviço gratuito oferecido ao cidadão pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com a prefeitura, para irem à Casa de Passagem. Ali eles podem ser cadastrados nos serviços oferecidos pelo município. Para permanecer no local, precisam seguir regras, como não faltar e não entrar com bebidas ou drogas.