Desde maio os usuários da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) estão reclamando dos serviços prestados pela Master Transportes Coletivos de Passageiros. A empresa faz parte do mesmo grupo composto pelas empresas Cascatinha e Petro Ita, que no dia 09/05 teve mais de 70 ônibus destruídos por um incêndio. As duas operam linhas municipais em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Passageiros estão reclamando das péssimas condições dos ônibus que foram colocados em operação na linha. Eles alegam que antes de maio, mês em que ocorreu em incêndio em Petrópolis, os ônibus da 138I eram melhores e a operação da linha também era melhor.
“Apesar de não serem os melhores ônibus do mundo, eles nos atendiam bem, não tinham tantos problemas como agora. Tinha até ônibus com ar condicionado e não havia tanta sujeira nos ônibus. Acho que mandaram os melhores ônibus para Petrópolis e deixaram os piores aqui para a gente”, reclamou Dona Elizeth, que usa a linha 138I para chegar ao trabalho em Jardim América.
Passageiras caem após banco quebrar durante viagem
Na tarde do último sábado, 05/08, duas passageiras tomaram um grande susto, após o banco em que estavam, ter quebrado durante uma viagem. O acidente aconteceu no coletivo que tinha o número de ordem RJ 159.119 e estava próximo de Duque de Caxias. A imagem do banco quebrado viralizou na internet e expôs o risco em que se transformou a viagem nos ônibus da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros.
As duas passageiras, apesar de terem caído no chão do ônibus, não chegaram a ficar feridas e por sorte não haviam passageiros sentados no banco atrás do que se rompeu.
“Essa não é a primeira vez que ocorre algo do tipo, é comum peças se soltarem durante a viagem e ônibus enguiçarem, deixando os passageiros na mão. Uma vergonha, não tem cabimento, tiraram os ônibus bons e deixaram os sucateados aqui para gente. Pagamos passagem assim como pagam o pessoal de Petrópolis, o tratamento tem que ser o mesmo”, revoltou-se Michel Marins, usuário da linha há mais de 10 anos.
Vinte ônibus da Master em Petrópolis
De acordo com a Secretaria de Transportes de Petrópolis (Setranspetro), 74 ônibus das empresas Petro Ita e Cascatinha foram destruídos pelo fogo, desses, 20 estavam fora de circulação, por falta de peças de reposição.
A secretaria confirmou que a empresa Petro Ita trouxe 20 ônibus da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros para auxiliar os moradores que residem em bairros mais distantes de Petrópolis.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio de grandes proporções que atingiu a garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha, começou por volta da 1h30 do dia 9/05 e não provocou vítimas. Cerca de 78 ônibus pegaram fogo na garagem, que operam linhas do transporte público da cidade. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.
Sem fiscalização, afirmou passageiros
Ainda de acordo com os passageiros da linha 138I, várias reclamações sobre os problemas já foram feitas junto ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, órgão do governo responsável pela fiscalização das linhas intermunicipais. Eles dizem que nunca viram nenhum fiscal do órgão vistoriando os ônibus:
“Nunca vi ninguém aqui desse DETRO, nem de outro órgão, o pessoal e eu mesmo já reclamamos na própria empresa, na prefeitura e até mesmo já mandamos mensagens pro whatsapp do DETRO e nada foi feito. Na empresa dizem que os ônibus são vistoriados e as manutenções são feitas, mas não é o que vemos na prática. Estamos abandonados.
Vale lembrar que uma viatura do DETRO fica baseada diariamente na Rua Getúlio Vargas, em frente à agência do Banco do Brasil, no Centro de Nilópolis.