O vereador Leandro Hungria (Solidariedade) apresentou a Indicação Legislativa nº 433/2023, sugerindo à Prefeitura que firme convênio com clínicas e hospitais veterinários privados para que sejam realizadas cirurgias de castração. Segundo ele, a medida é necessária para prevenir o aumento de casos de animais abandonados no município.
Leandro explicou que, hoje, os grupos de proteção animal e os protetores independentes encontram dificuldade para acolher cães e gatos das ruas, em razão da grande quantidade de pedidos de resgate.
“Ao mesmo tempo em que aumentam os pedidos de ajuda, os programas públicos não tem a capacidade de atender com a rapidez necessária a castração de todos os animais que se encontram em situação de rua. Muitos desses animais acabam gerando novas crias, fazendo com que o trabalho que já é realizado na cidade não consiga suprir a demanda”, explicou.
De acordo com a proposta, apenas animais domésticos que estejam sob a tutela de protetores, abrigos filantrópicos ou famílias que comprovem sua hipossuficiência econômica seriam beneficiados pelo convênio:
“Nossa proposta tem a intenção de atender a famílias que não possuam condições financeiras de arcar com os custos das cirurgias. Infelizmente, sabemos que muitos animais vivem soltos nas ruas, mesmo tendo tutores. São animais queridos pelas famílias, que mesmo diante das dificuldades financeiras procuram dar condições para que vivam bem, a situação complica, quando esses animais dão crias. Em uma situação de desespero, mesmo sabendo que é crime, essas famílias optam por abandonar os animais na esperança de que algum protetor ou até mesmo o poder público façam o acolhimento. Sabemos que na maioria dos casos isso não acontece e muitos acabam morrendo nas ruas, vítimas de maus tratos ou acidentes”, concluiu.
Atualmente o município de Nilópolis é beneficiado por dois programas gratuitos de castrações. Um municipal e outro estadual.
Para se inscrever no Castramóvel municipal é preciso entrar em contato com o Whatsapp (21) 98633-6634. O serviço é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Nilópolis e a Comissão Permanente de Proteção aos Animais da Câmara Municipal. .Já as inscrições no programa RJPET, do Governo do Estado, são feitas através do endereço eletrônico https://rjpet.com.br/entrar . Em ambos os casos é feito levantamento da situação financeira dos interessados e apenas os que realmente necessitam são atendidos.
A Indicação Legislativa nº 433/2023 foi lida durante Sessão Ordinária no Plenário Vereador Orlando Hungria e não teve nenhuma objeção. A proposta foi encaminhada para o prefeito Abraão David Neto.