Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, às 10 horas, acontece na Câmara Municipal a 1ª Audiência Pública para apresentação do PlanMob – Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de Nilópolis. O Edital de Convocação, assinado pelo secretário de Transporte, Ricardo Gallego Jr., foi publicado na última sexta-feira, no Diário Oficial do Município. A audiência é aberta à população.
O PlanMob está sendo desenvolvido pela empresa Lider Engenharia e Gestão de Cidades. Durante esta 1ª Audiência Pública os técnicos farão uma apresentação explanando desde os conceitos e metodologia até detalhes da participação social, sobre as principais áreas abordadas e o plano de comunicação, que é parte essencial para manter a população informada do andamento de todo o processo.
O Plano de Mobilidade é o principal instrumento para planejamento das intervenções e investimentos em mobilidade, e sua implementação deve guiar a forma de deslocamento e qualidade de vida das pessoas, garantindo inclusão social, melhorias de acessibilidade e mobilidade no território do município de Nilópolis. A elaboração do PlanMob tem por objetivo efetivar os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sendo eles o desenvolvimento sustentável da cidade, equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo e o uso do espaço público de circulação.
Para participar, basta comparecer à Câmara Municipal a partir das 10h. A audiência será realizada no Plenário Vereador Orlando Hungria, que tem capacidade para 110 pessoas. O endereço é Rua Nicolau Cobelas, 01 – Centro.
O que é o Plano de Mobilidade Urbana
O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento da política de desenvolvimento urbano, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município.
De forma mais detalhada que dentro do Plano Diretor Participativo, o Plano de Mobilidade Urbana apresenta uma metodologia específica de construção do diagnóstico para identificar quais as melhores opções, assim como deverá ser implantado e utilizado o sistema de mobilidade urbana. Para isso a elaboração deste plano utiliza como principal instrumento a Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei Federal 12.587/2012.
Da mesma forma que o Plano Diretor Participativo, a exigência federal para sua construção se faz para municípios que possuam sua população acima de 20.000 habitantes, ou mesmo para aqueles municípios que apresentam importância regional ou problemas significativos em sua mobilidade urbana.