Com o objetivo de garantir melhorias no trânsito de Nilópolis, o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), apresentou diversas solicitações em sessões da Câmara Municipal. As proposições tratam da implantação de sinalização, construção de paradas de ônibus, intervenções em vias, entre outras. Ao todo, só neste ano de 2023, foram 22 indicações legislativas apresentadas com este teor.
Dentre as propostas apresentadas, o parlamentar solicitou, através das indicações 41, 426, 481 e 597/2023, a implantação de mão única de sentido nas ruas Alberto Teixeira da Cunha (trecho e sentido da Rua Eliseu de Alvarenga para a Rua Coronel França Leite), Pedro Álvares Cabral (trecho e sentido da Rua João Evangelista de Carvalho para a Rua João Pessoa) e João Pessoa (trecho e sentido da Avenida Mirandela para a Rua Alberto Teixeira da Cunha, além da Avenida Mirandela (trecho e sentido da Rua João Pessoa para a Rua João Evangelista de Carvalho.
“Assim como a maioria dos municípios da Região Metropolitana, Nilópolis está registrando todos os dias um aumento no número de veículos nas ruas, principalmente na região central. A chegada de novos empreendimentos imobiliários e o fortalecimento do comércio ajudam a impulsionar esse incremento. Se por um lado isso é bom, também está sendo motivo de preocupação por parte da população. Quase todos os dias recebo sugestões de munícipes para melhorar a trafegabilidade das nossas ruas, boa parte delas fazem menção às ruas Alberto Teixeira da Cunha, Pedro Álvares Cabral e João Pessoa e a Avenida Mirandela. Nossas propostas refletem o desejo dos moradores, mas deixo bem claro, que somente um estudo feito por engenheiros de trânsito pode ratificar nossos pedidos”, explicou o parlamentar.
Além das mudanças de sentido de direção, Leandro Hungria também apresentou indicações no sentido de implantar sinalização e abrigos nos pontos de ônibus localizados nas ruas Pedro Álvares Cabral, Getúlio Vargas, além da mudança dos pontos finais das linhas de ônibus que ficam no entorno da Praça Prefeito Miguel Abrão.
“Apesar do incremento no número de opções de transporte, boa parte da população ainda se desloca usando ônibus, por isso é preciso que o poder público propicie condições para que os usuários consigam aguardar sua condução. Também é dever do poder público alocar as linhas onde as mesmas atendam os usuários e não prejudiquem a trafegabilidade, é justamente por isso que apresentamos a Indicação Legislativa 418/2023, onde solicitamos ao prefeito Abraão David Neto que realoque os pontos finais existentes ao longo da Praça Prefeito Miguel Abrão para o entorno do Centro Municipal de Eventos, no bairro Frigorífico, o que iria colaborar também para que os moradores daquele bairro tenham uma maior oferta de ônibus”, concluiu.
Linha para Caxias e Metrô da Pavuna
Ainda na área de mobilidade urbana, uma das propostas apresentadas por Leandro Hungria na Câmara Municipal já está beneficiando diretamente os moradores dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Centro, e indiretamente moradores de mais dois bairros próximos.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, e a empresa de ônibus Master Transportes Coletivos de Passageiros, ampliaram o itinerário da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) para atender ao bairro Nossa Senhora de Fátima. O ponto final foi transferido da Rua Roberto Silveira, no Centro, para a Rua Pedro Álvares Cabral.
A ampliação do itinerário atendeu ao Requerimento 203/2023, aprovado por unanimidade no Plenário Vereador Orlando Hungria, em Sessão Ordinária realizada no dia 24/05 deste ano.
Intervalos de dez minutos nos horários de pico
A operação iniciada no último dia 21/11, conta com viagens a partir das 4h, de segunda a sábado, e 5h aos domingos. A última viagem acontece às 23h, tanto partindo do bairro Nossa Senhora de Fátima quanto do Terminal Rodoviário de Duque de Caxias. Já aos domingos, a última viagem acontece às 22h. O ponto final é na esquina entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Coronel França Leite, ao lado da Secretaria de Serviços Públicos. Apesar da ampliação do itinerário a tarifa permanece a mesma da linha original: R$ 5,00.
De segunda a sábado, entre 4h às 8h, o intervalo médio entre os ônibus é de 10 minutos. Já nos demais horários, o intervalo sobe para 15 minutos, reduzindo para 10 minutos novamente, no período entre 16h e 20h. Aos domingos o intervalo é de 20 minutos.
“O pedido de ampliação da linha 138I partiu dos moradores daquela localidade. Há anos vinham pleiteando essa demanda. Felizmente, o presidente do DETRO, Sr. Leonardo Matias e a empresa Master foram sensíveis ao nosso pedido e assim fizeram com que o sonho dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima se tornasse realidade.”, complementou o vereador Leandro Hungria.
O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, salienta que há outros pedidos sendo analisados pelos órgãos competentes:
“Já apresentamos mais de quinze requerimentos para possibilitar mudanças nos itinerários de outras linhas que atendem Nilópolis. Importante destacar que, assim como os pedidos de mudanças no trânsito, tudo depende de estudos técnicos de viabilidade. No que depender do nosso Gabinete, as sugestões dos moradores será levada aos órgãos competentes”, finalizou.
Leandro Hungria aproveita para divulgar que os moradores podem estar encaminhando demandas através do Whatsapp (21) 98660-6634, ou presencialmente no gabinete, localizado no andar térreo da Câmara Municipal, que fica na Rua Nicolau Cobelas, 01 – Centro. O atendimento é feito, de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h.