Aquele ditado popular que passa a ideia de que pobre não consegue se dar bem por muito tempo, logo que recebe uma notícia boa já vem com uma outra ruim, pode expressar bem a situação em que se encontram os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima.
No último dia 21/11, eles receberam com grande alegria os ônibus da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros LTDA, que chegavam ao bairro para iniciar, logo nas primeiras horas da manhã, a operação da extensão da linha 138I (Nilópolis x Duque de Caxias – Via Mirandela).
Mas parece que a satisfação dos moradores em ter no bairro uma linha de ônibus direta que os levassem até bairros como Anchieta, Pavuna e Jardim América, no Rio de Janeiro; além da estação do Metrô e do Centro de Duque de Caxias, desagradou a Expresso São Francisco. A empresa protocolou no Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO-RJ) um pedido de suspensão do novo itinerário.
De acordo com o documento público, protocolado junto ao processo 100005/005925/2023, a empresa Expresso São Francisco alega que a extensão da linha até o bairro Nossa Senhora de Fátima estaria provocando “prejuízo latente ao mercado existente”, apontando que 6 (seis) linhas municipais e 1 (uma) linha intermunicipal, operadas pela empresa estariam sendo afetadas. No documento, a Expresso São Francisco faz questão de apontar as linhas:
01 – Soares Neiva x Nilópolis;
02 – Cabral x Paiol;
03 – Novo Horizonte x Inácio Serra;
04 – Olinda x Paiol;
06 – Maria Braga x Cabral;
07 – Paiolzinho x Nilópolis;
431I – Nova Iguaçu x Nilópolis;
“Analisando as linhas elencadas, vejo grande discrepância entre a realidade e a abordagem da empresa Expresso São Francisco. As linhas 01, 02, 04 e 07 não foram prejudicadas pela ampliação do itinerário da 138I. Já a 431I, apesar de ter parte do itinerário passando pela Avenida Mirandela, faz a ligação entre Nilópolis e Nova Iguaçu, neste caso, outras empresas de ônibus é que deveriam estar questionando esse itinerário da 431, que acaba sobrepondo diversas linhas que fazem o mesmo tipo de ligação. No que tange as linhas 03 e 04, as mesmas são linhas municipais, que cumprem o papel de levar os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima aos bairros Novo Horizonte e Cabral, onde a maior parte do percurso não é afetada pela linha 138I. Se haveria uma empresa, que poderia fazer algum tipo de questionamento, esta não seria a São Francisco. Com base em minha experiência em mobilidade urbana, não há como o DETRO acatar tal solicitação, até levando em consideração que os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima seriam prejudicados severamente”, analisou o especialista em transportes Rubens Oliveira.
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No documento, assinado pelo Dr. Alex do Nascimento Gomes, o patrono da empresa aponta outras razões para que o novo itinerário da linha 138I seja suspenso. Dentre elas, estaria de que a Expresso São Francisco deveria ter sido “consultada” antes de ser concedida a autorização. O mesmo questionamento é feito em relação a empresa Nilopolitana.
“Acredito que ao fazer a petição, não tenham se atentado que no processo que culminou na extensão da linha 138I até o bairro Nossa Senhora de Fátima, o DETRO consultou as duas empresas que fazem ligações entre Nilópolis e Duque de Caxias, no caso Nilopolitana pela 430I, e a Master, através da 138I, sendo que apenas a última se manifestou interessada em atender ao chamamento. Após analisar o processo não encontrei nenhuma irregularidade. O DETRO agiu da forma correta e intercedeu em favor da população”, resumiu o advogado Dr. Luiz Barreto.
Encerrando, a empresa questiona a decisão do DETRO:
“Não sendo tecnicamente viável, por prejudicar outros operadores ou a população seja pelo custo do serviço ou pela piora do trânsito o DETRO tem não só o direito, mas sim o dever de negar. Para que a estrutura operacional de transportes seja mantida e preservada.”
Vereadores questionados
Até mesmo o vereador Leandro Hungria (Solidariedade) e, por consequência, os demais parlamentares nilopolitanos, tiveram suas competências questionadas no documento:
“Contudo, de forma clara podemos dizer que um único vereador não pode ter o Poder de alterar e afetar o Transporte Público assim.”
“Se fosse uma demanda da comunidade NILOPOLITANA a solicitação deveria ter sido feita pelo Secretário de Transportes ou até mesmo pelo Prefeito de Nilópolis. Não por um representante de parcela única da comunidade. Se quer (sic) foi apresentado um abaixo assinado.”
Acontece que dentre suas atribuições legais, os vereadores são responsáveis por representar a sociedade perante o poder, lutar pelos interesses da coletividade, ou seja, apesar de não poderem determinar mudanças nas linhas de ônibus intermunicipais, eles podem usar de instrumentos legais, no caso, os Requerimentos, para solicitar as mudanças, como explica Dr. Luiz Barreto.
“Os vereadores são eleitos pelo povo e para o povo trabalham. Os Vereadores são representantes do povo, por simetria ao art. 45 da Constituição Federal. Ou seja, sim, neste caso específico, o Leandro Hungria cumpriu seu papel de representar o povo ao dar entrada em um instrumento de ordem legal, que tramitou em conformidade com a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Nilópolis, tendo sido aprovado pelos demais vereadores. No que tange ao trabalho dos vereadores não há o que se questionar”, explicou Dr. Luiz Barreto.
População indignada
Nas redes sociais e nas ruas muitos moradores se disseram revoltados ao saber da notícia. Para a maioria, a Expresso São Francisco erra em tentar impedir a circulação da linha pelo bairro Nossa Senhora de Fátima:
“Chateado demais em saber que a São Francisco está tentando tirar a linha do bairro. Deveriam se preocupar em melhorar os ônibus e colocar mais horários na linha 03. Não estão pensando direito, só querem saber de atrapalhar a Master”, disse a auxiliar de serviços gerais, Lúcia Firmino.
“A Master tá ajudando a gente a não ter que acordar tão cedo para pegar o metrô na Pavuna, a São Francisco deveria se preocupar em colocar de volta a linha 05 para funcionar, moro na Mirandela e quando preciso ir em Nova Cidade não tenho ônibus. Vou a pé até lá fora mas também não pego a linha deles lá do outro lado, prefiro dar dinheiro pra Linave ou pra Santa Terezinha”, contou o vendedor Flávio Gomes.
“Não fazem nada pela gente, só tem ônibus de hora em hora e isso quando tem. Não querem ver nosso bem. O governo tem que estar do nosso lado, vereador Leandro Hungria e prefeito Abraãozinho, façam pelo povo”, pediu a técnica em radiologia, Andréa Martinz.
“Se eles quisessem realmente as linhas, se esforçavam para nos atender. Podiam então, já que estão chiando, colocar uma linha de Mesquita para a Pavuna passando pela Batista”, sugeriu o gari Lúcio Flávio.
O pedido agora será analisado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ. Até o fechamento desta edição a empresa Master segue operando normalmente a linha 138I, conforme autorização do órgão.
Entenda o caso
Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, e a empresa de ônibus Master Transportes Coletivos de Passageiros, ampliaram o itinerário da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) para atender ao bairro Nossa Senhora de Fátima. O ponto final foi transferido da Rua Roberto Silveira, no Centro, para a Rua Pedro Álvares Cabral.
A ampliação do itinerário da linha 138I atende ao pedido do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), que apresentou o Requerimento 203/2023, aprovado por unanimidade no Plenário Vereador Orlando Hungria, em Sessão Ordinária realizada no dia 24/05 deste ano.
O parlamentar fez questão de estar presente no primeiro dia de funcionamento da linha. Hungria cumprimentou usuários e funcionários da empresa Master.
“Estou aqui ver como está a operação e deixar meus agradecimentos aos profissionais da empresa Master. Eles estão fazendo o melhor para atender aos moradores. Já recebi várias mensagens de apoio e aqui no bairro, por onde passei, o que vejo é a felicidade estampada nos rostos. Estou até emocionado em saber que, com o nosso trabalho estaremos ofertando mais qualidade de vida aos moradores deste bairro querido. Saibam que agora aqui tem um vereador que briga por eles”, destacou o vereador Leandro Hungria.
Intervalos de dez minutos nos horários de pico
A linha conta com viagens a partir das 4h, de segunda a sábado, e 5h aos domingos. A última viagem acontece às 23h, tanto partindo do bairro Nossa Senhora de Fátima quanto do Terminal Rodoviário de Duque de Caxias. Já aos domingos, a última viagem acontece às 22h. O ponto final é na esquina entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Coronel França Leite, ao lado da Secretaria de Serviços Públicos. Apesar da ampliação do itinerário a tarifa permaneceu em R$ 5,00.
De segunda a sábado, entre 4h às 8h, o intervalo médio entre os ônibus é de 10 minutos. Já nos demais horários, o intervalo sobe para 15 minutos, reduzindo para 10 minutos novamente, no período entre 16h e 20h. Aos domingos o intervalo é de 20 minutos.
Sobra mais dinheiro no bolso
A chegada da linha 138I ao bairro Nossa Senhora de Fátima aliviou o bolso dos moradores. Agora, quem precisa chegar à estação do Metrô ou aos bairros de Anchieta, Jardim América, Pavuna e ao município de Duque de Caxias vai economizar tempo e dinheiro.
A viagem do bairro Nossa Senhora de Fátima à Duque de Caxias tem duração média de 60 minutos nos horários de pico e 45 minutos nos demais.
Com a tarifa custando R$ 5,00, o morador do bairro a partir de agora vai economizar diariamente cerca de R$ 10,00, levando em consideração que antes da linha, os moradores tinham que gastar R$ 5,00 (preço da tarifa dos ônibus municipais) mais a tarifa da linha 138I. No mês a economia pode chegar a quase R$ 300.
O vendedor Márcio Lúcio já sabe o que vai fazer com o dinheiro a mais:
“Já avisei lá em casa que esse ano a ceia de Natal vai ficar mais farta um pouquinho. É uma ótima ideia trazer essa linha para cá, obrigado ao vereador Leandro Hungria, à empresa Master e todos que colaboraram, o bairro Nossa Senhora de Fátima está feliz”, disse ele, que mora na Rua Marques Canário e trabalha na Pavuna.
Quem também ficou feliz foi a estudante Jéssica Miranda. Ela já avisou aos amigos que agora vai mais vezes à praia:
“Que benção essa linha. Agora dá pra ir mais vezes para a praia, é mais rápido e mais barato. Tô super feliz e ainda mais em saber que vai funcionar aos domingos também. Copacabana também pode me esperar no dia 31 que vou de Master para lá”, avisou ela.
Até para quem costuma ir ao Centro de Nilópolis a linha também está sendo comemorada. A falta de horários fazia com que muitos moradores desistissem de viajar de ônibus.
“Olha, graças a Deus e ao vereador Leandro Hungria que agora temos essa linha. Infelizmente as linhas que atendem ao nosso bairro deixaram a desejar ao longo dos anos. Ou a gente ia a pé mesmo para o Centro de Nilópolis ou acabávamos pagando bem mais caro para viajar de Uber. Agora posso contar com a Master, que terei ônibus para ir e voltar do supermercado”, ressaltou o autônomo Francisco de Oliveira.
Itinerário
Sentido Nilópolis:
…, Avenida Roberto Silveira, Praça Prefeito Miguel Abrão, Estrada Prefeito Farid Abrão, Rua João Moraes
Cardoso Júnior, Estrada dos Expedicionários, Viaduto Nelson Abrahão David, Rua Frei Ludolf, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Rua João Pessoa, Estrada Mirandela, Rua Marquês Canário, Rua Pedro Álvares Cabral (Ponto Final ao lado da Secretaria de Serviços Públicos).
Sentido Duque de Caxias:
Rua Pedro Álvares Cabral, Rua Roldão Gonçalves, Rua Mário de Araújo, Rua Marquês Canário, Estrada Mirandela, Rua João Pessoa, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio João Mendonça, Viaduto Nelson Abrahão David, Estrada dos Expedicionários, Rua João Moraes Cardoso Júnior, Estrada Prefeito Farid Abrão, Rua Felicidade de Jesus Teixeira, Estrada Antônio José Bitencourt, Avenida Deputado Simão Sessim…
O restante do itinerário original da linha 138I foi mantido. Além da estação do Metrô da Pavuna, a linha também passa pelas estações ferroviárias de Nilópolis, Olinda e Anchieta; pela Estrada Rio do Pau, Rodovia Presidente Dutra, pelos bairros Anchieta, Pavuna, Vigário Geral e Jardim América, no Rio de Janeiro, tendo seu ponto final no Terminal Rodoviário de Duque de Caxias, passando ainda nas proximidades da Unigranrio.