A empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros LTDA informou que a linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis), que atualmente faz ponto final no bairro Nossa Senhora de Fátima, conta com um novo itinerário aos domingos e nos sábados em que houver ensaios do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis.
A empresa precisou adotar o novo percurso por conta da tradicional feira, montada aos domingos na Avenida Mirandela. O mesmo caminho também será adotado apenas nos sábados, quando os integrantes da Beija-Flor de Nilópolis ocupam uma das principais vias de Nilópolis. Neste último caso, a mudança no itinerário começa quando a Prefeitura inicia as interdições.
De acordo com a Master, nos dias uteis não houve alteração no itinerário que vem sendo feito desde a inauguração do novo ponto final. Os horários de saída dos ônibus também não foram alterados.
Ainda de acordo com a Master, a mudança foi necessária para que as viagens não sofressem atrasos e os usuários da linha não fossem prejudicados. A empresa aproveita para pedir a compreensão dos clientes e informa que a área técnica estará monitorando as viagens para analisar os impactos da mudança, de forma a não prejudicar os clientes.
Veja abaixo como ficou o itinerário nos domingos e durante os ensaios da Beija-Flor de Nilópolis:
SENTIDO DUQUE DE CAXIAS
Os ônibus sairão do ponto final localizado na Rua Pedro Álvares Cabral e seguirão por ela até a Rua Getúlio Vargas, onde permanecem até dobrar à esquerda na Rua Antônio João Mendonça, voltando ao itinerário normal.
SENTIDO NILÓPOLIS
Os ônibus passam pelo Viaduto Nelson Abrahão David, seguem pela Rua Frei Ludolf até a Rua Alberto Teixeira da Cunha, onde dobram à direita, seguindo por ela até a Rua Getúlio de Moura. Em seguida, entram na Rua Mário de Araújo e seguem até dobrarem à esquerda na Rua Marques Canário e depois viram à esquerda na Rua Pedro Álvares Cabral, finalizando a viagem no ponto final localizado na esquina com a Rua Coronel França Leite.
População beneficiada
Inaugurada no dia 21/11, a linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) se tornou mais uma opção dos moradores do bairro Nossa Senhora para facilitar a ida e o retorno aos seus locais de trabalho e outros afazeres.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, e a empresa de ônibus Master Transportes Coletivos de Passageiros, ampliaram o itinerário da linha transferindo o ponto final da Rua Roberto Silveira, no Centro, para a Rua Pedro Álvares Cabral, em Nossa Senhora de Fátima.
A ampliação do itinerário da linha 138I atendeu ao pedido do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), que apresentou o Requerimento 203/2023, aprovado por unanimidade no Plenário Vereador Orlando Hungria, em Sessão Ordinária realizada no dia 24/05 deste ano.
A chegada da linha 138I ao bairro Nossa Senhora de Fátima aliviou o bolso dos moradores. Agora, quem precisa chegar à estação do Metrô ou aos bairros de Anchieta, Jardim América, Pavuna e ao município de Duque de Caxias economiza tempo e dinheiro.
A viagem do bairro Nossa Senhora de Fátima à Duque de Caxias tem duração média de 60 minutos nos horários de pico e 45 minutos nos demais.
Com a tarifa custando R$ 5,00, o morador do bairro economiza diariamente cerca de R$ 10,00, levando em consideração que antes da linha, os moradores tinham que gastar R$ 5,00 (preço da tarifa dos ônibus municipais) mais a tarifa da linha 138I. No mês a economia pode chegar a quase R$ 300.
A linha 138I (Nilópolis x Duque de Caxias) deve receber até fevereiro novos ônibus. A Master Transportes Coletivos de Passageiros LTDA anunciou que está negociando a compra de novos veículos, que deve ser concluída nas primeiras semanas de 2024. Os novos ônibus devem ser dotados de ar condicionado.
Concorrente quer tirar a linha do bairro
Mas parece que a satisfação dos moradores em ter no bairro uma linha de ônibus direta que os levassem até bairros como Anchieta, Pavuna e Jardim América, no Rio de Janeiro; além da estação do Metrô e do Centro de Duque de Caxias, desagradou a Expresso São Francisco. A empresa protocolou no Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO-RJ) um pedido de suspensão do novo itinerário.
De acordo com o documento público, protocolado junto ao processo 100005/005925/2023, a empresa Expresso São Francisco alega que a extensão da linha até o bairro Nossa Senhora de Fátima estaria provocando “prejuízo latente ao mercado existente”, apontando que 6 (seis) linhas municipais e 1 (uma) linha intermunicipal, operadas pela empresa estariam sendo afetadas. No documento, a Expresso São Francisco faz questão de apontar as linhas:
01 – Soares Neiva x Nilópolis;
02 – Cabral x Paiol;
03 – Novo Horizonte x Inácio Serra;
04 – Olinda x Paiol;
06 – Maria Braga x Cabral;
07 – Paiolzinho x Nilópolis;
431I – Nova Iguaçu x Nilópolis;
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Nas redes sociais e nas ruas muitos moradores se disseram revoltados ao saber da notícia. Para a maioria, a Expresso São Francisco erra em tentar impedir a circulação da linha pelo bairro Nossa Senhora de Fátima:
“Chateado demais em saber que a São Francisco está tentando tirar a linha do bairro. Deveriam se preocupar em melhorar os ônibus e colocar mais horários na linha 03. Não estão pensando direito, só querem saber de atrapalhar a Master”, disse a auxiliar de serviços gerais, Lúcia Firmino.
“A Master tá ajudando a gente a não ter que acordar tão cedo para pegar o metrô na Pavuna, a São Francisco deveria se preocupar em colocar de volta a linha 05 para funcionar, moro na Mirandela e quando preciso ir em Nova Cidade não tenho ônibus. Vou a pé até lá fora mas também não pego a linha deles lá do outro lado, prefiro dar dinheiro pra Linave ou pra Santa Terezinha”, contou o vendedor Flávio Gomes.
“Não fazem nada pela gente, só tem ônibus de hora em hora e isso quando tem. Não querem ver nosso bem. O governo tem que estar do nosso lado, vereador Leandro Hungria e prefeito Abraãozinho, façam pelo povo”, pediu a técnica em radiologia, Andréa Martinz.
“Se eles quisessem realmente as linhas, se esforçavam para nos atender. Podiam então, já que estão chiando, coloquem uma linha de Mesquita para a Pavuna passando pela Batista”, sugeriu o gari Lúcio Flávio.
O pedido agora será analisado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ.