O vereador Rafael Santos de Oliveira – Rafael Régis (Solidariedade) propôs a criação de uma moeda social em Nilópolis, um mecanismo em que a Prefeitura distribua renda para famílias em vulnerabilidade e os recursos podem ser gastos no comércio local cadastrado. A proposta foi apresentada através da Indicação Legislativa 505/2023.
“A moeda social é um mecanismo que estimula o desenvolvimento econômico local ao mesmo tempo que aumenta a renda das famílias mais pobres. É um mecanismo de economia solidária que a prefeitura pode adotar, principalmente no momento de crise que vivemos”, comentou o vereador.
E a moeda já tem até nome. Caso o prefeito venha a atender o pedido, Rafael Régis sugere que a moeda seja denominada como Moeda Social Beija-Flor, em alusão ao G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis.
De acordo o texto, lido e aprovado pelos demais parlamentares, apenas as famílias com renda per capita mensal, de R$ 60 a R$ 120 teriam direito a receber o benefício, que não teve valor sugerido na proposta.
Projeto semelhante já existe na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, governada pelo PT. Lá a iniciativa estimulou o comércio local, fazendo com que a economia da cidade como um todo se desenvolvesse.