A Constituição Federal de 1988, traz em seu artigo 6º, que o transporte, assim como a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados são direitos sociais. Na manhã desta quinta-feira (11/04) os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima conseguiram fazer valer o direito de contar com uma linha de ônibus, que os atenda nas suas necessidades.
Com a presença do deputado Estadual Rafael Nobre (União Brasil), do prefeito Abraão David Neto – Abraãozinho (PL), do ex-coordenador de Integração Operacional de Segurança Pública Alexandre Nobre e do Sr. Francesco, que representou a empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros LTDA, além de moradores, um ato foi realizado para marcar a retomada das viagens da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) a partir do ponto final localizado na Rua Pedro Álvares Cabral.
“Estou ao lado do povo nilopolitano, como seu representante na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, não poderia me fazer ausente dessa importante demanda. Imediatamente procurei o prefeito Abraãozinho e juntos, após conversar com moradores e com o governador Cláudio Castro, fomos ao presidente do DETRO, Sr. Leonardo Matias, que nos atendeu muito bem e após analisar todo o processo, sensível a necessidade dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, deferiu em favor de manter a linha Duque de Caxias x Nilópolis na região. Parabéns aos moradores, que dentro da legalidade conseguiram comprovar a necessidade da linha 138I. Fica também o meu agradecimento ao governador Cláudio Castro que sempre está procurando fazer o melhor para Nilópolis”, disse o deputado estadual Rafael Nobre.
Para o prefeito Abraãozinho, o retorno da linha é um grande ganho para o bairro:
“Tenho um grande carinho pelo bairro Nossa Senhora de Fátima, moro bem próximo dele e sei que é uma região onde mora muita gente que trabalha no Rio de Janeiro e precisa dessa condução para chegar ao Metrô. Assim que o Rafael me trouxe o caso, nem pensei duas vezes e corremos para buscar uma solução rápida. Estou muito feliz em estar aqui cumprindo essa missão. A linha 138I já está de volta”, disse.
Luiz Marcelo Castro da Silva é um dos moradores que batalharam para que a linha voltasse ao bairro. Ele é o autor do abaixo-assinado, que até o fechamento desta edição somava quase 5 mil assinaturas. Ele fez questão de estar presente para acompanhar a primeira viagem:
“Fiz isso pela minha esposa e por todos aqueles que dependem do Metrô para chegar aos seus destinos. Sem a linha 138I, era preciso pagar R$ 27,10 por dia, isso com o Bilhete Único, sem ele, o valor salta para mais de R$ 30. Já com a linha de volta, os moradores de Nossa Senhora de Fátima vão pagar apenas R$ 17,10 por dia. Infelizmente nem todo mundo tem condições de arcar com esse custo, nesse caso iam andando até o Centro de Nilópolis para pegarem um ônibus até o Metrô. Nenhum patrão quer um funcionário que gaste tanto assim com a passagem. Agora vamos estar de olho para que a linha se mantenha”, contou.
Intervalos de dez minutos nos horários de pico
A operação reiniciada hoje contará com viagens a partir das 4h15, de segunda a sábado, e 5h aos domingos. A última viagem acontece às 23h, tanto partindo do bairro Nossa Senhora de Fátima quanto do Terminal Rodoviário de Duque de Caxias. Já aos domingos, a última viagem acontece às 22h. O ponto final é na esquina entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Coronel França Leite, ao lado da Secretaria de Serviços Públicos. A tarifa custa R$ 5,50.
De segunda a sábado, entre 4h15 às 8h, o intervalo médio entre os ônibus é de 10 minutos. Já nos demais horários, o intervalo sobe para 15 minutos, reduzindo para 10 minutos novamente, no período entre 16h e 20h. Aos domingos o intervalo é de 20 minutos.
A chegada da linha 138I ao bairro Nossa Senhora de Fátima vai aliviar o bolso dos moradores. Agora, quem precisa chegar à estação do Metrô ou aos bairros de Anchieta, Jardim América, Pavuna e ao município de Duque de Caxias vai economizar tempo e dinheiro.
A viagem do bairro Nossa Senhora de Fátima à Duque de Caxias tem duração média de 60 minutos nos horários de pico e 45 minutos nos demais.
Com a tarifa custando R$ 5,50, o morador do bairro pode economizar diariamente cerca de R$ 10,00, levando em consideração que antes da linha, o custo para quem usa o Metrô era de R$ 27,10 por dia, com o Bilhete Único Intermunicipal habilitado no RioCard, sem ele, o valor salta para mais de R$ 30.
Até para quem costuma ir ao Centro de Nilópolis a linha também está sendo comemorada. O intervalo alto entre os ônibus da linha 001 (Mirandela x Cabral) fazia com que muitos moradores desistissem de viajar de ônibus.
“A empresa Nilopolitana já demostrou que não tem interesse em manter a linha 001, sendo assim, ela não coloca muitos ônibus, a Master aqui ajuda quem precisa ir ao Centro de Nilópolis, sem ela, eu mesmo desistia de ir, e só ia mesmo quando realmente tivesse uma necessidade muito grande”, conta a dona Casa Lucinda Ferreira .
Itinerário
De Duque de Caxias p/ Nilópolis:
Terminal Rodoviário de Duque de Caxias, Rua José de Alvarenga, Rua Mariano Sendra dos Santos, Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, Rua Bulhões Marcial, Rua Correa Dias, Rua Xavier Pinheiro, Estrada do Vigário Geral, Rua Marechal Antônio Souza, Rua Jornalista Geraldo Rocha, Rua Franz Liszt, Rua Atílio Vivacqua, Rua Barão de Studart, Rua Pintor Marques Júnior, Rua Padre Peroneille, Rodovia Presidente Dutra, Rua Benjamin da Silva, Avenida Coronel Phidias Távora, Rua Gomes de Campos, Rua Mercúrio, Rua Sargento Demerval Gil, Avenida Sargento de Milícias, Rua Basileu da Costa, Avenida Sargento de Milícias, Viaduto da Pavuna, Rua Honório Hermeto, Rua Comendador Guerra, Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, Rua Itaí, Rua Motorista Luís Abreu, Avenida Nazaré, Avenida Roberto Silveira, Praça Prefeito Miguel Abrão, Estrada Prefeito Farid Abrão, Rua João Moraes Cardoso Júnior, Estrada dos Expedicionários, Viaduto Nelson Abrahão David, Rua Frei Ludolf, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Rua João Pessoa, Estrada Mirandela, Rua Marquês Canário, Rua Pedro Álvares Cabral (Ponto Final ao lado da Secretaria de Serviços Públicos).
Sentido Duque de Caxias:
Rua Pedro Álvares Cabral, Rua Roldão Gonçalves, Rua Mário de Araújo, Rua Marquês Canário, Estrada Mirandela, Rua João Pessoa, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio João Mendonça, Viaduto Nelson Abrahão David, Estrada dos Expedicionários, Rua João Moraes Cardoso Júnior, Estrada Prefeito Farid Abrão, Rua Felicidade de Jesus Teixeira, Estrada Antônio José Bitencourt, Avenida Deputado Simão Sessim, Praça Prefeito Miguel Abrão, Rua Roberto Silveira, Avenida Nazaré, Rua Motorista Luís Abreu, Rua Faustino Lins, Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, Rua Comendador Guerra, Rua Albertina Guerra, Rua Judith Guerra, Viaduto da Pavuna, Avenida Sargento de Milícias, Rua Sargento Basileu da Costa, Rua Catão, Rua Netuno, Rua Mercúrio, Avenida Coronel Phidias Távora, Rua Sussekind de Mendonça, Avenida Coronel Phidias Távora, Rua Marechal José Pessoa, Rua Ministro Artur Costa, Rua Barão de Studart, Rua Pintor Marques Júnior, Rua Professor Costa Ribeiro, Rua General Oscilio Maia, Rua Padre Peroneille, Rua Pintor Marques Júnior, Rua Atílio Vivacqua, Rua Franz Liszt, Rua Geraldo Rocha, Rua Marechal Antônio Souza, Estrada do Vigário Geral, Rua Xavier Pinheiro, Rua Correa Dias, Rua Bulhões Marcial, Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, Rua Almirante Tamandaré, Rua Piratini, Rua José de Alvarenga, Terminal Rodoviário de Duque de Caxias.
Além da estação do Metrô da Pavuna, a linha também passa pelas estações ferroviárias de Nilópolis, Olinda e Anchieta; pela Estrada Rio do Pau, Rodovia Presidente Dutra, pelos bairros Anchieta, Pavuna, Vigário Geral e Jardim América, no Rio de Janeiro, tendo seu ponto final no Terminal Rodoviário de Duque de Caxias, passando ainda nas proximidades da Unigranrio.
“Mobilidade Urbana é isso, enxergar onde falta transporte público. Precisamos que os governantes e os empresários do setor sigam este e outros exemplos. O mundo mudou, as pessoas querem agilidade para chegar ou retornar dos seus destinos. A empresa Master está fazendo o correto, que é levar o ônibus até o passageiro. Não é cabível nos dias atuais ter pontos finais nos centros urbanos. Além de provocar transtornos, a linha acaba perdendo passageiros para o transporte alternativo, que hoje busca os passageiros dentro dos bairros”, disse o especialista em mobilidade urbana, Fernando Nunes.
Entenda o caso
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, e a empresa de ônibus Master Transportes Coletivos de Passageiros, ampliaram o itinerário da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) para atender ao bairro Nossa Senhora de Fátima. O ponto final foi transferido da Rua Roberto Silveira, no Centro, para a Rua Pedro Álvares Cabral.
A ampliação do itinerário da linha 138I atendeu ao pedido do vereador Leandro Hungria (Solidariedade), que apresentou o Requerimento 203/2023, aprovado por unanimidade no Plenário Vereador Orlando Hungria, em Sessão Ordinária realizada no dia 24/05 de 2023.
Passados quase quatro meses de operação, no dia 21/03, o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO-RJ) acatou o pedido de suspensão do novo itinerário protocolado pela empresa Expresso São Francisco e determinou o retorno do ponto final da linha 138I (Nilópolis x Duque de Caxias) para o antigo local, na Rua Roberto Silveira, próximo à estação ferroviária de Nilópolis. A determinação passou a valer no dia 25/03.
Expresso São Francisco alegou prejuízo
De acordo com o documento público, protocolado junto ao processo 100005/005925/2023, a empresa Expresso São Francisco alegou que a extensão da linha até o bairro Nossa Senhora de Fátima estaria provocando “prejuízo latente ao mercado existente”, apontando que 6 (seis) linhas municipais e 1 (uma) linha intermunicipal, operadas pela empresa estariam sendo afetadas. No documento, a Expresso São Francisco faz questão de apontar as linhas:
01 – Soares Neiva x Nilópolis;
02 – Cabral x Paiol;
03 – Novo Horizonte x Inácio Serra;
04 – Olinda x Paiol;
06 – Maria Braga x Cabral;
07 – Paiolzinho x Nilópolis;
431I – Nova Iguaçu x Nilópolis;
Sobre as linhas, o DETRO derrubou a tese:
“Entende-se que o trajeto promovido pela permissionária de RJ-159 não sobrepõe completamente nenhuma ligação. Além disso, a tarifa intermunicipal corresponde ao valor de R$5,50 (cinco reais e cinquenta centavos), valor este superior a tarifa praticada do município de Nilópolis, que custa R$5,00 (cinco reais), o que favorece a utilização quando o deslocamento é realizado dentro do município”, aponta em despacho o Diretor Técnico Operacional, José Roberto G. de Lima Neto.
Moradores se uniram pela linha
Desde então, começou uma verdadeira operação de guerra para reestabelecer a operação da linha no bairro Nossa Senhora de Fátima. Foi um criado um abaixo-assinado, que até às 16h desta quinta-feira (04/04) já contava com 3.944 assinaturas. Além disso, os moradores entraram com petições no Ministério Público do Rio de Janeiro e no próprio Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO-RJ). As redes sociais e a emissoras TV Globo e RecordTV mostraram a revolta dos moradores. Até mesmo um grupo no Whatsapp foi criado, não só para buscar a volta da linha 138I como para tentar soluções para outros problemas do bairro.
“O povo mostrou a sua força, hoje é realmente um dia histórico, não só para o bairro Nossa Senhora de Fátima, mas para toda Nilópolis. Graças a mobilização, que se iniciou na internet e foi para as ruas, conseguimos o apoio do deputado Rafael Nobre e do prefeito Abraãozinho, que abraçaram a causa e brigaram pelo povo. Agora é só esperar a circulação dos ônibus”, disse Luiz Marcelo Castro da Silva.
CLIQUE AQUI E VEJA O PROCESSO COMPLETO DE CRIAÇÃO DA LINHA 138I
Na última quinta-feira (04/04), na sede do DETRO/RJ, o deputado Rafael Nobre e o prefeito Abraãozinho se encontraram com o presidente do DETRO/RJ, Leonardo Matias e externaram a preocupação de mais de 11 mil pessoas que residem no bairro e que deixaram de ser atendidas pela linha 138I. O parlamentar destacou que muitos moradores corriam o risco de perderem os seus empregos:
“Apesar do progresso vivido nos últimos anos, Nilópolis ainda é considerada uma cidade dormitório, e o bairro Nossa Senhora de Fátima é essencialmente residencial. Desde que a linha foi retirada de lá, recebi inúmeras mensagens, a esmagadora maioria, de trabalhadores que estavam preocupados com a possibilidade de perderem seus empregos, principalmente com o anúncio do aumento da tarifa do metrô. É um custo que nenhum patrão quer assumir”, explicou Rafael Nobre.
O tema abordado pelo deputado Rafael Nobre foi o que colaborou para que a população não medisse esforços em cobrar a volta da linha 138I ao bairro Nossa Senhora de Fátima. Com a linha em operação, o morador pagava apenas R$ 8,55 para chegar a Copacabana, na Zona Sul do Rio, por exemplo. Sem ela, o valor subiu para R$ 13,55.
O prefeito Abraãozinho complementou, destacando ainda, que a linha de ônibus colabora também com a valorização do bairro e até mesmo com o turismo:
“Assim como o Rafael Nobre, eu também recebi muitas mensagens de moradores do bairro, preocupados com a questão do desemprego, mas também, preocupados com a desvalorização da região. A linha de ônibus ajuda também a atrair visitantes ao Parque Municipal Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão, que fica no limite do bairro, valorizando os imóveis e incentivando a abertura de pequenos comércios. Como prefeito não podia ficar alheio a esse problema e com a ajuda do Rafael Nobre, conseguimos agendar esse encontro com o Leonardo, que nos recebeu muito bem e foi sensível ao pedido do nosso povo”, diz.
O parecer determinando o retorno da linha 138I ao bairro foi deferido pelo Diretor Técnico Operacional, José Roberto G. de Lima Neto. Em seu despacho, ele destaca que a movimentação popular, caraterizada pelo abaixo-assinado com quase 4 mil assinaturas, as matérias que foram veiculadas pela TV Globo e pela RecordTV, além da intervenção do deputado estadual Rafael Nobre, foram preponderantes para que sugerisse o retorno da linha 138 ao bairro Nossa Senhora de Fátima.
Na edição da última terça-feira (09/04), do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o despacho presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, Leonardo Matias, determinou o retorno do itinerário passando pelo bairro.
“DETERMINO o restabelecimento, imediato, do itinerário anteriormente autorizado da linha 138I Duque de Caxias – Nilópolis (via Jardim América) “SA”, operada pela empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros Ltda. (RJ-159)”
Com a publicação oficial, a empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros recebeu o aval para retomar as operações.