Enquanto os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima e adjacências, comemoram a retomada das operações da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) na região e a possibilidade de terem a linha 431 (Nilópolis x Nova Iguaçu) passando nas proximidades do Shopping Nova Iguaçu, do outro lado da cidade, a situação é bem diferente.
Quem mora nos bairros Nova Cidade, Frigorífico, Novo Horizonte e Cabuís pode ter que gastar mais dinheiro com passagens de ônibus, se quiser se deslocar até os municípios de Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu. A empresa Viação Vila Rica encaminhou ao Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – DETRO/RJ proposta de extinção da linha 601I (Nova Iguaçu x Belford Roxo – Via Antônio José Bittencourt/Nilópolis).
A proposta faz parte do processo SEI-100005/002981/2023 aberto pelo DETRO/RJ para intervir na empresa Alto Minho, que teve suas atividades paralisadas e abandonou a operação de suas linhas, dentre elas, a 601I. Além da Vila Rica, as viações Continental e Vera Cruz também foram convocadas para se manifestarem, porém apenas a primeira demostrou interesse em operar duas linhas, a 600I (Belford Roxo x Nova Iguaçu – Via Cosmorama) e a 601I (Nova Iguaçu x Belford Roxo – Via Antônio José Bittencourt/Nilópolis), porém, durante reunião realizada no último dia 11 de abril, a condição imposta pela Vila Rica, seria a realização de mudanças nas linhas.
No documento protocolado no último dia 19/04, a Viação Vila Rica justifica:
“Tiramos essa semana para realizar o estudo de viabilidade das linhas 600I – Nova Iguaçu x Belford Roxo (via BNH) e 601I – Nova Iguaçu x Belford Roxo (via Antônio José Bittencourt), ambas passarem a chamar somente por 600I e 601I. A conclusão que chegamos foi a de que a viabilidade da Linha 600I está condicionada ao encurtamento de seus itinerário, utilização de frota compartilhada com outra linha nossa e a suspensão temporária do Serviço Complementar 601I”.
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Ocorre que, caso o DETRO/RJ aprove a proposta da Viação Vila Rica, moradores dos bairros Nova Cidade, Frigorífico, Novo Horizonte e Cabuís irão perder a única linha de ônibus que passa nas proximidades com destino à Belford Roxo e uma opção mais rápida para quem precisa se deslocar até Nova Iguaçu.
Um dos prejudicados seria o pedreiro Nilton Uchoa:
“Trabalho em Nilópolis mas moro na Avenida Coelho da Rocha, em Mesquita, e desde que a linha 601I foi tirada de circulação eu estou tendo que caminhar pelo menos 20 minutos até pegar um ônibus que me deixe em Nilópolis ou gastar mais dinheiro de passagem. Quando soube que o governo estava se mexendo para voltar a linha, não só eu mais muitos vizinhos e amigos ficaram felizes, mas agora estamos revoltados em saber que estão querendo acabar de vez com a linha”, diz.
A linha também é importante para quem trabalha ou busca atendimento no Hospital da Mãe, localizado em Mesquita:
“É vergonhoso saber que estão querendo acabar com a linha 601I, desde que ela parou de circular, está atrapalhando muitas mulheres que precisam ir ao Hospital da Mãe, é a única linha que passa na porta, isso sem contar com os funcionários de lá que moram em Nilópolis e agora precisam pegar dois ônibus ou ir andando até onde passam outras linhas. Precisam pensar mais na população, torço para que o governo não atenda esse pedido e coloque outra empresa no lugar”, disse a técnica em radiologia, Débora Pimentel.
Ainda não há prazo para que a proposta da empresa Vila Rica seja analisada pelo DETRO/RJ.
“Torço para que o governo não aprove essa proposta. Se a Vila Rica não quer a linha, como apresentou uma proposta se interessando? Tá tudo errado, no mínimo pode ser considerado até um desrespeito da empresa para com o DETRO/RJ”, disse a cabeleireira Flávia Mendonça.
Intervenções e briga na Justiça marcam a linha
A proposta encaminhada pela empresa Vila Rica é apenas mais um dos episódios da “novela” que envolve a linha 601I (Nova Iguaçu x Belford Roxo – Via Antônio José Bittencourt/Nilópolis). Na verdade, ainda há uma outra linha, que é a 602I (Belford Roxo – Nova Iguaçu (via Nilópolis) ), que faz o mesmo trajeto, porém, com pequenas alterações no itinerário. Linha, que na verdade foi operada pouquinhas vezes e foi suspensa definitivamente pelo DETRO/RJ.
Já a 601I (Nova Iguaçu x Belford Roxo – Via Antônio José Bittencourt/Nilópolis), operada pela empresa Transportes e Turismo Alto Minho, passou a sofrer com problemas frequentes a partir de 2013. A partir de então, as reclamações dos usuários passaram a ser mais frequentes. Centenas de pessoas reclamavam da irregularidade nos horários, da sujeira e do sucateamento da frota de ônibus que enguiçavam constantemente e promoviam até mesmo “ducha grátis” em dias de chuva, molhando os passageiros.
A triste realidade se tornou, lamentavelmente, parte do cotidiano da população.
“Antes os ônibus eram bons, bem conservados e raramente enguiçavam, mas não sei o que aconteceu com a empresa, que desde 2015 o serviço foi piorando até os ônibus simplesmente sumirem”, disse Kariny Viana.
Procon chegou a interditar 20 ônibus
Em dezembro de 2015, os fiscais do Procon interditaram 20 ônibus, de um total de 32 vistoriados, na garagem da Transportes e Turismo Alto Minho, em Nova Iguaçu. Doze veículos foram lacrados por irregularidade na documentação. Eles não eram vistoriados desde 2010, segundo o órgão. Também foram constatados problemas elétricos, como luzes de ré, faróis e lanternas com defeito, além de para-brisas quebrados e elevadores para o acesso de cadeirantes sem funcionamento.
Diante de tantas reclamações, em 02 de setembro de 2019, o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, publicou no Diário Oficial do Estado, uma portaria decretando a intervenção na Transportes e Turismo Alto Minho. No despacho, o então presidente, Oswaldo Luiz Pacheco Ribeiro, destacou que a empresa estava com a frota 100% irregular, gerando reclamações constantes sobre a frota e a operação das linhas.
Ainda segundo o despacho, a empresa não cumpriu com as obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias, em consonância ao artigo 49 do Decreto 3893/1981, que resultou na criação da autarquia, e que, com base no artigo 76 do mesmo decreto, a empresa “não possui frota adequada a operação dos serviços autorizados”.
Para operar as linhas da Transportes e Turismo Alto Minho, por um período de 1 ano, foram requisitadas as empresas Viação São José e Evanil Transportes e Turismo. A 601I então passou a ser operada pela Viação São José, que chegou a operar também a 602I.
Em novembro de 2021, após o grupo ter acionado a Justiça, o DETRO/RJ foi obrigado a revogar a Portaria nº 1547 de 2020. Na sentença favorável ao grupo, a Justiça determinou que a empresas Viação São José e Evanil Transportes encerrassem o atendimento nas cinco linhas, devolvendo a operação para a Transportes e Turismo Alto Minho.
Agora em 2024, após a decisão judicial favorável ao grupo ser derrubada, o DETRO/RJ iniciou um novo processo de intervenção nas linhas das três empresas. Cumprindo o que determina a legislação em vigor, o órgão convocou empresas que já operam linhas fazendo a ligação entre Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu. No caso da 601I, apenas a Viação Vila Rica manifestou interesse, porém, ao apresentar a proposta, a empresa pediu a suspensão da linha.
Ponto final para três empresas
A Alto Minho fazia parte de um grupo formado, além dela, pelas empresas Nova Iguaçu Turismo e Viação – Niturvia e Transtur Vila Emil. O grupo começou a entrar em decadência em 2015, após perder a concessão das linhas municipais em Nova Iguaçu. Com problemas financeiros, os ônibus das linhas intermunicipais, as únicas que restaram, passaram a circular em péssimo estado de conservação, com atrasos e enguiços constantes.
Com a intervenção, sobrou apenas a linha 660I (Nova Iguaçu x Vila Emil (Direto)) para ser operada pela Transtur Vila Emil, já que a Niturvia havia reduzido sua frota e as linhas não retomaram a operação após a pandemia. Mesmo após a suspensão da intervenção, em 2021, o grupo não conseguiu superar a crise, que se agravou, até que em 2022, as três empresas deixaram de circular.