O Vereador Álvaro Cunha Ramos – Alvinho (Progressistas), nas últimas semanas, vem acompanhando com preocupação o relato de comerciantes de Nilópolis, especialmente da região do Centro, sobre o movimento fraco nesse período do ano.
“Estive em alguns pontos da cidade e vejo com preocupação essa situação em nosso município. Acredito que a melhor forma de mudarmos essa situação é buscarmos fazer compras em nossos comércios locais, fazendo assim a economia de Nilópolis girar, o que pode aumentar, inclusive, os empregos em nosso município.” – destacou o Vereador Álvaro Cunha Ramos.
Acolhendo as sugestões dos comerciantes, o parlamentar vai buscar o alinhamento também com a Prefeitura Municipal de Nilópolis para a criação de uma campanha que incentive a compra nas lojas localizadas em Nilópolis, de modo que essa propaganda institucional busque o fortalecimento da economia local:
“Hoje as redes sociais são inevitáveis. Com elas, os órgãos públicos atingem centenas de milhares de pessoas todos os dias. Farei uma indicação parlamentar, instrumento oficial do nosso legislativo, falando sobre isso, mas na próxima reunião que tiver com o Prefeito Abraão David Neto – Abraãozinho esse assunto estará na pauta.” – concluiu.
Apesar da preocupação, dados apontam crescimento
De acordo com dados do portal Caravelas, até março de 2024 houve registro de 38 novas empresas em Nilópolis, sendo que 6 atuam pela internet. Neste último mês, 21 novas empresas se instalaram, sendo 4 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (17). No ano de 2023 inteiro, foram registradas 295 empresas.
Os dados apontam ainda, que em comparação com municípios de tamanho similar, as padarias, açougues e fruteiras e as farmácias, óticas e perfumarias se destacam com operações de maior volume de trabalhadores per capita que os demais municípios, o que indica alta concorrência nestes setores.
No caso das padarias, açougues e fruteiras são 885 funcionários para cada 10 mil habitantes na cidade, enquanto a média em outros municípios é de 872, resultando em uma diferença de 13 trabalhadores entre a taxa real e a taxa esperada. Já no caso das farmácias, óticas e perfumarias, o município possui um total de 10 funcionários a mais para cada 10 mil habitantes, o que também o classifica como atividade de alta concorrência.