O mês de maio é, internacionalmente, dedicado à conscientização de condutores e pedestres para a segurança viária. O lema “A paz no trânsito começa por você”, proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, será trabalhado ao longo do mês em diversas esferas.
Em Nilópolis, a Secretaria Municipal de Transportes preparou uma programação para estimular a educação no trânsito e com isso, reduzir os números de sinistros na cidade. A abertura da campanha ocorreu nos dias 02 e 03 de maio, com palestras voltadas aos alunos do Colégio Cruz Honório. Nas duas unidades, localizadas nos bairros Manoel Reis e Nossa Senhora de Fátima, cerca de 300 crianças, com idades entre 9 a 15 anos de idade, assistiram atentamente o coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques.
“A proposta da diminuição dos acidentes de trânsito é a prioridade do Maio Amarelo, para isso a campanha conta com a participação e a contribuição da sociedade civil neste movimento. Palestrar para as crianças é entender que elas levarão o ensinamento aos seus pais e responsáveis, além de estarmos contribuindo para a formação desse cidadão ou cidadã. Aproveito para agradecer aos gestores Pedro e Izabel do Colégio Cruz Honório pela oportunidade”, explicou Marques.
As unidades escolares que desejarem receber a palestra do Maio Amarelo podem estar entrando em contato através do Whatsapp (21) 97024-3106. A atividade é gratuita.
“É de suma relevância trabalhar no âmbito escolar essa questão educativa para o trânsito, devido a gente perceber diversas irregularidades por parte dos próprios pais, onde colocam a vida dos seus filhos em risco. Além do que essas crianças serão futuros condutores, conscientes do que podem e do que não podem fazer.”, destacou o secretário de Transportes, Ricardo Gallego Jr.
Maio Amarelo
A iniciativa nacional, coordenada entre Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil, tem o objetivo de estimular a adesão de toda sociedade no compromisso de cidadania, a fim de promover um trânsito seguro, destacando a importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente, seja na condição de condutor, passageiro, ciclista ou pedestre.
Além das palestras educativas, o Maio Amarelo em Nilópolis, conta ainda com seminários, blitzes educativas, além de capacitações para os agentes de trânsito. Todas as ações envolvem parcerias com instituições públicas e privadas.
“Nós destacamos sempre que as ações de fiscalização devem andar de mãos dadas com as ações de conscientização. Por isso, o Maio Amarelo é um momento muito oportuno para essas discussões.”, conclui Nilton Marques.