Muita gente não imagina o quanto árduo e pesado é o trabalho dos motoristas de ônibus. Diariamente são eles que estão nas ruas e, por consequência, sentem o peso que é operar o transporte público. O ato de dirigir, dar troco, operar o embarque e o desembarque de passageiros e, ainda, ter atenção no trânsito, faz da profissão ser uma das dez mais estressantes, conforme pesquisas realizadas pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) e pelo site americano CareerCast.
Apesar das dificuldades da profissão, o gesto praticado pelo motorista Salomão Araujo, no último domingo (12/05), mostrou que ainda há esperança de vivermos dias melhores.
Um dos motoristas mais antigos da Expresso São Francisco, Salomão havia feito a sua última viagem na linha 06 (Maria Braga x Cabral) e estava se dirigindo para a garagem da empresa, onde iria entregar o ônibus e encerrar o seu expediente. Ao passar pela Rua João Rodrigues da Cunha, no bairro Cabral, observou que algumas crianças estavam na calçada e pediam para que os motoristas buzinassem. O profissional não só atendeu ao pedido, como teve a paciência de diminuir a velocidade e passar poucos segundos buzinando para a criançada e ainda piscou os faróis do coletivo.
Para os adultos pode ser uma atitude sem importância alguma, mas para Yan, Ágata, Isis, Cauê, Maria e Ângelo, foi uma alegria sem igual. No vídeo, que viralizou nas redes sociais e já conta com mais de 30 mil visualizações, é possível ver que a criançada comemorou bastante a “paradinha” do Sr. Salomão.
De acordo com Vivian, seu filho, Yan, de 5 anos, estava brincando com as outras crianças, quando teve a ideia de pedir para os motoristas buzinarem ao passarem por eles:
“O Yan estava brincando com seus amiguinhos e teve essa ideia, ele e as demais crianças começaram a gritar Buzina! Buzina!, alguns atendiam e um vizinho resolveu ajudar e com cuidado fazia gestos para os motoristas diminuírem a velocidade. Eu a mais um adulto cuidavam para que as crianças não saíssem da calçada. Alguns motoristas atendiam aos pedidos, mas o motorista do ônibus foi sensacional”, disse Vivian, que não mora na localidade e estava ali apenas passando o Dia das Mães com familiares.
Cartunista faz homenagem
O cartunista Beto Gomes, ao ver o vídeo nas redes sociais do Nilópolis Online, resolveu fazer uma homenagem e eternizou a cena com charges. A postagem feita nas redes sociais @betogomessoueu também já é uma das mais visualizadas.
“Logo que acordei, vi o vídeo no Instagram do Nilópolis Online. Eu achei legal demais, emocionante até. E ver a felicidade da criançada e a boa vontade do motorista em proporcionar essa felicidade, me inspirou imediatamente a fazer essa adaptação”, disse.
Fica registrado o momento em que vemos crianças sendo crianças. Parabéns ao motorista da Expresso São Francisco, que mesmo indo terminar mais um dia de trabalho, não teve pressa e fez esse gesto simples, mas muito importante para as crianças.
A Expresso São Francisco repostou o vídeo e as charges, além disso, informou que irá agendar uma visita das crianças a garagem da empresa, além disso destacou que a empresa está muito feliz com o gesto do profissional.
“A pureza e a inocência de uma criança tem muito a ensinar aos adultos sobre como valorizar cada novo dia”, postou nas redes sociais da empresa.
A empresa foi fundada em 6 de abril de 1967, pelo italiano Giuseppe Grosso e seu nome é uma homenagem à devoção de seu fundador a São Francisco de Paula.
Inicialmente, a frota era composta por apenas dois veículos que operavam na linha Soares Neiva. Em 1972, a empresa já contava com cinco ônibus, que além da linha inicial, operavam também na linha circular Maria Braga – Augusto Paris, que deu origem a linha 06, onde o motorista Salomão trabalha.