Desde o último sábado (25), os moradores de Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e dos bairros de Anchieta e Ricardo de Albuquerque, no Rio, já estão podendo fazer a integração entre os ônibus da linha 737 (Belford Roxo x Deodoro) e os articulados do sistema BRT, diretamente no Terminal Deodoro.
A mudança foi feita pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – DETRO/RJ, atendendo ao pedido feito pelo deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil). A princípio, a linha opera diariamente, das 4h às 21h, com intervalo médio de 30 minutos. A primeira saída do terminal acontece às 5h e a última é prevista para as 21h, porém a empresa Nossa Senhora da Penha já está solicitando a ampliação do horário e a diminuição dos intervalos.
“É mais uma vitória do povo. Esse pedido não foi meu e sim daqueles que moram em Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis, que querem uma melhor qualidade de vida. Todos nós sabemos que muitos trabalhadores perdem muito tempo nos deslocamentos entre suas casas e os seus locais de trabalho. Com a entrada dos ônibus da linha 737L no Terminal Deodoro, teremos uma redução drástica no tempo de deslocamento de quem precisa ir ao Recreio, Barra e o Centro do Rio, sem contar outras regiões. E não vamos parar, ainda temos muito trabalho e podem ter certeza, estou à disposição para buscar mais melhorias no transporte”, disse o deputado estadual Rafael Nobre.
Ligação mais rápida também para a Barra e Recreio
Como ressaltou o parlamentar, além de facilitar e deixar mais rápida a ligação entre os municípios de Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis com a região Central do Rio de Janeiro e bairros ao longo do BRT da Avenida Brasil, a implantação do ponto final da linha 737 no Terminal Deodoro, também deixa mais rápida a ligação com a Barra da Tijuca e o Recreio, além de bairros que ficam ao longo da Transolímpica, como Sulacap, por exemplo.
Como o Terminal Deodoro é a ligação entre os BRT´s Transbrasil e Transolímpica, quem mora em Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis pode embarcar na linha 737 (Belford Roxo x Deodoro) e seguir viagem em um dos articulados que atendem aos corredores exclusivos. Em média, a viagem entre Deodoro e o Terminal Gentileza, na região Central do Rio leva em média 40 minutos. Já para quem vai até o Terminal Recreio, a viagem dura aproximadamente 44 minutos. O custo da integração entre o BRT e a linha 737 fica em R$ 8,55 para quem tem o Bilhete Único Intermunicipal.
O pedido do deputado Rafael Nobre, além de favorecer o deslocamento mais rápido dos passageiros, favorece também o conforto para os usuários e funcionários da empresa Nossa Senhora da Penha, já que o antigo ponto final da linha 737, localizado na Estrada São Pedro de Alcântara, não oferecia sequer sanitários para os usuários:
‘Acrescente-se a essa análise o fato de que o atual ponto final da linha em questão em Deodoro apresenta instalações precárias, sem o devido conforto para usuários e profissionais da empresa operadora (motorista, despachantes e fiscais). Certamente o Terminal Deodoro poderá lhes proporcionar o conforto que nesta data não têm”, expõe o documento da Coordenadoria Técnica do DETRO/RJ.
Rafael Nobre mostra preocupação com a Mobilidade Urbana
Esta é a segunda conquista, na área de transportes, que o deputado estadual Rafael Nobre trouxe para Nilópolis. Eleito em 2022, tendo tomado posse em 1º de fevereiro de 2023, o parlamentar já havia conseguido o retorno da linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) ao bairro Nossa Senhora de Fátima, favorecendo à ligação daquela região com o Metrô da Pavuna.
A linha 138I havia sido implantada em novembro de 2023, após solicitação do vereador Leandro Hungria (PL), porém, após um pedido feito pela empresa Expresso São Francisco, a linha foi retirada. Diante do apelo da população, prejudicada pela retirada, Rafael Nobre e o prefeito Abraão David Neto (PL), foram ao presidente do DETRO/RJ, Leonardo Matias e pediram a volta da linha, ocorrida em abril deste ano.
“O Rafael está cumprindo seu papel de estar ao lado do povo nilopolitano e, caso a linha 737L faça a ligação com o Terminal Deodoro, ele irá também beneficiar os moradores de Mesquita e Belford Roxo. Isso é um ganho imenso para a população dos três municípios, que poderá chegar mais rápido aos seus destinos nas regiões atendidas pelo BRT e também irá representar uma economia absurda no final do mês. Com isso vemos a mobilidade urbana ser destacada e valorizada. Parabéns ao nobre parlamentar”, destacou Nilton Marques, especialista em mobilidade urbana e trânsito.
Apesar da mudança, a tarifa continua a custar R$ 5,50 e o itinerário continua o mesmo, mudando apenas o ponto final, além de favorecer também a integração com a estação ferroviária de Deodoro, já que os ônibus passam também na frente do espaço.