Dando prosseguimento a programação da campanha Maio Amarelo, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes promoveu a segunda edição do Seminário Municipal de Trânsito e uma bliz educativa em parceria com o município de Mesquita.
Realizado no último dia 21/05, na sede da 24ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Nilópolis), o II Seminário Municipal de Trânsito contou com a participação do subsecretário de Transportes de Nilópolis, Márcio Almeida; da presidente da OAB Nilópolis, Dra. Fátima Pfaltzgraff; do presidente da Comissão de Assuntos Penais da OAB, Dr. Rafael Muniz; do conselheiro em exercício do Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, Delfim da Silva Santos Neto; do membro da Comissão Cidadã do Detran.RJ, Dr. Walter Oliveira e do especialista em Trânsito, Gabriel França.
Também estiveram presentes autoridades de trânsito, agentes de trânsito, membros da sociedade civil, organizações não governamentais, especialistas na área de trânsito e advogados que atuam em causas ligadas ao trânsito, dos municípios de Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Queimados, Paracambi, Japeri, Magé, São João de Meriti e Angra dos Reis.
Os presentes acompanharam palestras com Policial Rodoviário Federal Leandro Macedo, que dissertou sobre o tema PNATRANS e a Segurança no Trânsito; e com o ex-secretário municipal de Saúde, Uillen Barbosa, que falou sobre os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Ao final houve uma roda de debates entre os envolvidos, inclusive compartilhando experiências e ações realizadas em seus municípios.
“O seminário é a possibilidade que conseguimos reunir grandes profissionais que atuam no trânsito e mobilidade, cada um nas suas áreas, consegue trazer experiências que acabam sendo repassadas para outros profissionais. Aproveito para agradecer à Ordem dos Advogados do Brasil, na pessoa da Dra. Fátima Pfaltzgraff, presidente da subseção Nilópolis por ceder o espaço”, disse o coordenador Nilton Marques.
Mesquita e Nilópolis realizam Blitz educativa
Na quarta-feira (22/05), a Secretaria Municipal de Transportes de Nilópolis e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita, realizaram uma blitz educativa na divisa entre as avenidas Getúlio de Moura e Presidente Costa e Silva.
Foram distribuídas antenas corta linha de pipas, panfletos e cartilhas educativas para os motoristas que passavam pelo local.
“Nosso objetivo é conscientizar os condutores sobre a segurança no trânsito. Muita gente vê o agente de trânsito e o associa a penalidades, mas pelo contrário, essas punições somente acontecem em caso extremo. Precisamos sim, que o motorista respeite as leis e entenda que um trânsito seguro depende de todos nós”, disse o secretário de Transportes de Nilópolis, Ricardo Gallego Jr.
Campanha
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações de conscientização no trânsito em todo o mundo. No Brasil, o movimento teve início em 2014 para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito. O amarelo simboliza atenção a sinalização e advertência no trânsito.
Com o slogan “A paz no trânsito começa por você”, a Campanha Maio Amarelo em Nilópolis, além do seminário e da blitz, já foram realizadas palestras em unidades de ensino e visitas técnicas, incluindo a troca de experiências com a cidade de São Paulo. Todas as ações visam conscientizar e promover a segurança viária no município.
“O mês de Maio se tornou o mais importante do calendário da Secretaria Nacional de Trânsito. O Maio Amarelo chega a sua 11ª edição aqui no Brasil, sendo realizado por todos os órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, tendo como objetivo levar ao conhecimento da população, o que é e para que foi criado o “Maio Amarelo”, pois se tornou um movimento de alcance global, onde a mensagem principal é preservar vidas, diminuindo gradativamente o índice de mortos e lesionados em decorrência de acidentes de trânsito”, concluiu Nilton Marques.
Ainda estão previstas visitas técnicas ao Centro de Operações Rio (COR), ao Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – DETRO/RJ e ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Mesquita.
Homenagem
Durante o II Seminário Municipal de Trânsito, a Academia Mageense de Letras e a Secretaria de Segurança Pública de Magé, homenagearam o coordenador de Educação para o Trânsito de Nilópolis, Nilton Marques.
Marques recebeu das mãos do presidente da Academia Mageense de Letras, que também representou a Secretaria de Segurança Pública, Ailson Cardoso de Oliveira, uma Moção de Congratulações e uma medalha em alusão ao trabalho de promover a segurança no trânsito, não só em Nilópolis, mas em toda a Baixada Fluminense.
“Fico muito lisonjeado com essa homenagem. Magé um dos nossos municípios amigos, o qual tenho sempre orgulho de convidar para as ações aqui em Nilópolis. Agradeço e digo que todo esse trabalho é em prol da segurança no trânsito”, agradeceu Nilton Marques.