Neste domingo (09), Nilópolis recebe a 1ª edição da Marcha Furta-Cor. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A concentração será às 10h, na Praça Benedito Vaz Vieira, no bairro Nossa Senhora de Fátima. De lá, os participantes saem em caminhada rumo ao Parque Municipal Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão, onde irão ocorrer diversas atividades, como uma feira empreendedora. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Nilópolis.
A marcha iria ser realizada no dia 26 de maio, mas por conta do mau tempo, precisou ser adiada.
A Marcha Furta-Cor faz parte da Campanha Maio Furta-Cor, uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e suprapartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Visa realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães.
A campanha é uma iniciativa brasileira, criada em 2020, com o propósito de sensibilizar a população e atrair a atenção das autoridades para o cenário da saúde mental materna no Brasil e no mundo, promovendo ações diversas e sem fins lucrativos ao longo de todo o mês de maio.
O que é saúde mental materna?
A expressão “saúde mental materna” refere-se ao estado psicológico e emocional das mulheres e/ou pessoas que gestam abrangendo aspectos como bem-estar mental, equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com os desafios associados à maternidade. Isso inclui a gestação, o parto, o pós-parto e o cuidado com os filhos.
Conforme destacado pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2023), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano pós-parto. Contudo, alguns grupos enfrentam maior vulnerabilidade, incluindo aqueles em situação de pobreza, migração, estresse extremo, exposição à violência (doméstica, sexual e de gênero), situações de emergência e conflito, desastres naturais, e falta de apoio social, o que amplia os riscos de distúrbios específicos.
A OMS (2023) também alerta que os transtornos mentais perinatais constituem um grave problema de saúde pública, exigindo estratégias de enfrentamento urgentes e eficazes. Quando não tratados, esses transtornos têm o potencial de devastar a vida da mulher e, consequentemente, afetar negativamente sua família. Mães impactadas por transtornos mentais perinatais podem ter dificuldades em fornecer os cuidados adequados, resultando em possíveis impactos adversos no crescimento e desenvolvimento da criança.
Ações em Nilópolis
Assim como já ocorre em várias cidades do Brasil, em Nilópolis, diversas ações são realizadas por representantes da campanha, com o objetivo sensibilizar a população para a causa, combater estigmas sociais, conscientizar as pessoas sobre saúde mental materna com base em dados científicos e informar sobre como a sociedade como um todo pode apoiar e contribuir com a saúde mental materna. A marcha é o ato nacional simbólico, é o maior evento da Campanha.
Projeto de Lei
Seguindo o exemplo de outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, Nilópolis também poderá ter uma Lei oficializando a campanha Maio Furta-Cor. O vereador Leandro Hungria (PL) anunciou que protocolou junto a Mesa Diretora, um projeto de Lei, que inclui a campanha no Calendário Oficial de Eventos do município, além de buscar a integração com o Poder Executivo para que ações possam ser realizadas já neste ano em Nilópolis.
“É uma campanha importantíssima e lógico que Nilópolis não pode ficar de fora. Tenho conhecimento de casos de mulheres que sofreram e ainda sofrem com problemas mentais pós-parto. Toda iniciativa para reduzir os casos e prestar o auxílio necessário é válido, por isso, vamos protocolar um PL para que Nilópolis também oficialize a campanha”, disse o parlamentar.
Furta-cor
Furta-cor é uma cor cambiante, alterável conforme a luz. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores. Por essa razão, foi escolhida para ressaltar a causa que também é motivo de ação da campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária, criada pelas ativistas Nicole Cristino e Patrícia Piper também profissionais da área de saúde mental.
A campanha já une mais de 400 mulheres pelo Brasil e é exercida en mais de 12 países, que lutam pela saúde mental materna em múltiplas e diversas frentes.
Para apoiar a causa, além do site oficial (https://www.maiofurtacor.com.br/), há o perfil do Instagram https://www.instagram.com/ondafurtacor.nilopolis , onde serão divulgadas as informações sobre as ações que serão realizadas em Nilópolis, além de ser um canal de comunicação com os representantes da campanha no município.