Para celebrar o Dia Municipal do Agente de Trânsito, a Câmara Municipal de Nilópolis, promoveu um ato solene na manhã da última terça-feira (24), no Plenário Vereador Orlando Hungria, no Centro, para homenagear estes profissionais por seus trabalhos prestados à sociedade.
A iniciativa partiu do vereador Leandro Hungria (PL), autor da Lei nº 6684/2022, que instituiu a data no Calendário Municipal de Eventos.
“Estes profissionais contribuem sobremaneira para a busca da paz social, proporcionando um trânsito melhor, mais seguro e mais consciente. Os agentes de trânsito trabalham diuturnamente para garantir segurança viária e preservar a vida, que é nosso bem maior. Por isso, é devida a nossa gratidão a esses profissionais que estão há anos na linha de frente do controle do tráfego cumprindo sua missão institucional. Ressalto que, graças ao trabalho destes profissionais, é possível trafegar em um trânsito mais seguro, humano, organizado e consciente, proporcionando a todos os usuários mais segurança e tranquilidade”, ressaltou o vereador Leandro Hungria.
Além do vereador Leandro Hungria, a mesa de autoridades foi composta pelo Secretário-geral da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Antonio Conceição dos Santos; pelo secretário municipal de Transportes, Ricardo Gallego Jr.; pelo secretário Municipal de Segurança Pública, 1º Ten PM Rômulo Barreto Moutinho; pela secretária municipal de Controle de Interno de Nilópolis, Danielle Ágero Correa; pelo coordenador do Programa Segurança Presente de Nilópolis, 1° Ten PM João Vitor de Barros Souza; pelo membro do Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, Delfim da Silva S. Neto; pelo advogado e Especialista em Trânsito, Dr. José Walter de Oliveira, pelo ex-vereador Jorge Ney Hungria, pelo vereador Álvaro Cunha Ramos e pelo vereador do município de Magé, José Roberto Abelleira Rivas (Beto do DP).
Em sua fala, o vereador Álvaro Cunha Ramos enfatizou as conquistas da categoria ao longo dos anos, através de atuações importantes do legislativo municipal, tais como o ARV (Adicional de Risco de Vida), que surge a partir da indicação legislativa de sua autoria (n°. 831/2021):
“O legislativo municipal teve um papel preponderante em inúmeras vitórias da categoria dos Agentes de Trânsito e uma delas foi o Adicional de Risco de Vida. Fico feliz, na qualidade de legislador, de ter encontrado na figura do Chefe do Poder Executivo, o Prefeito Abraão David, acolhimento à nossa indicação do ano de 2021, uma justa reivindicação da classe de muito tempo e isso mudou a vida dos agentes de trânsito.” – celebrou o parlamentar.
A sessão contou com a presença de boa parte do quadro de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, já que alguns não puderam se ausentar de suas atividades nas ruas. Durante o ato solene, foi apresentado à sociedade o Grupamento de Educação Para o Trânsito, que conta com agentes capacitados para atuar junto às unidades escolares, através de palestras educacionais sobre trânsito.
Gestor da coordenadoria de Educação Para o Trânsito, o agente Nilton Marques salientou a importância tanto dos agentes, por seus papeis fundamentais na educação e regulação do trânsito, quanto os demais servidores da administração do órgão e parceiros da categoria.
“Reconhecemos os profissionais da Secretaria Municipal de Transporte e em especial aos nossos agentes de trânsito, homenageados neste dia, por toda a dedicação com que trabalham. Temos recebido o apoio necessário do nosso secretário Gallego Jr. e também da Câmara Municipal, todos contribuindo assim para a valorização dos servidores. Atualmente, os agentes de trânsito são visto enquanto profissionais que orientam e salvam vidas, e esta mudança de olhar é uma construção que vem sendo feita ao longo dos últimos anos”, enfatizou Nilton.
Outro momento marcante da cerimônia foi a homenagem feita ao agente de trânsito Carlos Henrique da Silva Barbosa, falecido aos 52 anos em junho deste ano. A viúva, Elaine Oliveira esteve presente e recebeu as palavras de carinho dos colegas de profissão do agente Carlos Henrique.
Além dos servidores da Secretaria Municipal de Transporte de Nilópolis, agentes de trânsito de outros municípios, órgãos e empresas parceiras, também participaram da Sessão Solene.