Em Nilópolis, a Casa da Luta Nilopolitana, instituição ligada à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferece aulas gratuitas de Judô, caratê e taekwondo, com 118 alunos inscritos pela manhã e à tarde. Vários alunos estão se destacando em competições regionais e estaduais, como quatro que se destacaram em um campeonato estadual em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, em junho passado.
Gustavo Agapito, 13 anos, morador do Centro, procurava um local para praticar artes marciais. Junto com pai ele descobriu a Casa da Luta, onde está desde 2021.
”Meu pai vem me trazer e espera por mim. “Quero ser atleta profissional, competir e ser federado”, contou o Gustavo, filho do técnico de informática Marcelo Machado e que detêm duas medalhas de ouro em campeonatos disputados em Volta Redonda e em Niterói.
Gustavo quer seguir os passos de Douglas Brose, considerado por muitos o maior carateca brasileiro de todos os tempos. Ele é três vezes medalhista de ouro na prova de kumite até 60 kg no Campeonato Mundial de caratê.
Seis alunos do taekwondo, sob o comando do mestre Denilson Alexandre, disputaram a Copa Engel Team TKD em Duque de Caxias, no bairro Jardim Primavera, e voltaram com quatro medalhas de ouro e uma de prata. A Casa da Luta foi representada por atletas mirins, um juvenil e três adultos.
Mestre Gessé Cintra (agachado no meio) é o diretor da Casa da Luta Nilopolitana. Foto: DivulgaçãoGiovanna Faria, 10 anos, faixa verde, que competiu pela primeira vez e conquistou medalha de ouro também no taekwondo, mas em outra competição.
”Comecei há dois anos. Treinava jiujitsu em outro lugar e troquei pra cá, onde pratico jiu-jitsu, judô e taekwondo”, afirmou a pré-adolescente que estuda o 5º ano na Escola Municipal Mikhail Jarjous, no Centro de Nilópolis.
O diretor da Casa da Luta, mestre Gessé Cintra, afirmou que os interessados em mais informações a respeito das aulas podem se dirigir à Casa da Luta Nilopolitana de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, ou das 13h30 às 19h. As inscrições e as aulas são gratuitas.
O endereço é Estrada Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, Frigorífico, em frente à Vila Olímpica Marcos Fernandes.
Horários e dias das três artes marciais
Judô
segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h30 e das 15h30 às 17h
Karatê
Segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h30
Terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h
Taekwondo
Terças e quintas-feiras, 11h às 12h, e das 16h às 17h
Como chegar
A Casa da Luta Nilopolitana está localizada na Estrada Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, no bairro Frigorífico, onde também funciona a Vila Olímpica Marcos Fernandes e a Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto.
Para quem for ao local de carro, há estacionamento gratuito ao lado da Casa da Luta Nilopolitana e nas ruas próximas.
De ônibus, só há uma linha que passa em frente ao local. A 434L (Taquara x Nova Iguaçu) passa no Centro de Nilópolis, em frente a estação ferroviária. Há um ponto para embarque e desembarque em frente a unidade. A tarifa custa R$ 5,50.