A Prefeitura de Nilópolis, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, está promovendo uma nova série de ações educativas em instituições de ensino públicas e privadas do município. Este programa, que já está em seu quarto ano, teve início em 2021 e visa a conscientização sobre segurança no trânsito.
Os oito agentes de trânsito, recém-formados no curso de capacitação e multiplicadores para “Educação de Trânsito” reconhecido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estão à frente dessas iniciativas. A Senatran, órgão máximo executivo de trânsito da federação, instituiu uma portaria que determina aos órgãos de trânsito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a organização e capacitação de seus agentes para a aplicação transversal da temática de trânsito em toda a sociedade civil organizada.
O Grupamento de Educação para o Trânsito é composto pelos agentes Almir, Barreto, Borges, Felipe, Flávia, Jean, Pimenta e Oliveira. Eles já visitaram o Colégio Piairo Gomes, a Escola Bruna Tomé e o Centro Educacional Oliveira Lourenço. As instituições interessadas em receber o grupamento devem protocolar um ofício timbrado junto à Secretaria Municipal de Transportes, localizada na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1508, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. É importante que a instituição informe a quantidade de alunos e os dias possíveis para a visita dos agentes.
Durante a Semana Nacional de Trânsito 2024, e ao longo de todo o calendário anual de ações, a meta é alcançar crianças, adolescentes, jovens e adultos. As atividades incluem palestras educativas e circuitos inteligentes voltados para a mudança de comportamento no trânsito, sempre com o objetivo de preservar vidas, desde a infância até a idade adulta.
“Desde 2021, temos trabalhado para conscientizar crianças, adolescentes, jovens e adultos sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. Nossos agentes de trânsito, capacitados pela Secretaria Nacional de Trânsito, têm visitado diversas instituições, levando palestras educativas e atividades lúdicas que visam mudar comportamentos e, principalmente, salvar vidas”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito, Nilton Marques.
Nos últimos quatro anos, mais de 4 mil pessoas foram atendidas por essas ações, incluindo instituições públicas, privadas e ONGs que atuam na área de trânsito. O objetivo é reduzir gradativamente o índice de mortos e lesionados em decorrência de sinistros, nova nomenclatura adotada para acidentes de trânsito desde 2023. A campanha deste ano, com a frase de impacto “Paz no Trânsito Começa por Você”, foi editada e consolidada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo consultivo e normativo da união.