O Deputado Estadual Rafael Nobre (União Brasil), anunciou a inauguração do primeiro Centro de Referências de Empoderadas da Baixada Fluminense, programada para o dia 30 de setembro, às 10 horas, na unidade da Professora Sueli Araújo da Silva, da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC), situada na Estrada Antônio José Bittencourt, nº 1270, no Centro de Nilópolis.
“É com grande satisfação que convido a todos para este momento histórico. Este espaço será dedicado a fortalecer a autonomia e capacitação das mulheres em nossa região. O centro vai oferecer suporte e oportunidades que ajudarão a transformar a vida de muitas mulheres.”, disse o parlamentar.
Rafael Nobre destacou que essa importante conquista é resultado de sua indicação (Nº 3727/2024) ao Governador do Estado, ressaltando o objetivo do centro:
“Queremos reforçar o papel das mulheres como agentes de mudança na sociedade.”
O deputado também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos no projeto:
“Agradeço ao Governador Cláudio Castro, à Secretária Rosangela Gomes e à Presidente da Faetec, Caroline Costa, pela dedicação e compromisso em tornar este projeto realidade. Juntos, estamos construindo um futuro de mais oportunidades e igualdade para todas.”
A inauguração do Centro de Referências de Empoderadas representa um passo significativo para promover a capacitação e a autonomia das mulheres na Baixada Fluminense, criando um espaço que visa fortalecer a inclusão e o desenvolvimento social.
O Programa
O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, criado em 2019 por Erica Paes, superintendente do Empoderadas e especialista em segurança feminina, é uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com a Lei Estadual nº 9.985 de 7 de novembro de 2022. Ele busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 5, promovendo a igualdade de gênero.
Em todo o estado do Rio de Janeiro, o programa oferece treinamento em técnicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além da identificação dos sinais da violência nas situações do cotidiano.
A metodologia do programa é baseada na prevenção composta por profissionais preparados para a escuta ativa e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A partir da inserção no Programa, a mulher tem acesso a uma rede multidisciplinar de acolhimento, cujo objetivo é apoiar em todas as esferas, seja social, jurídica ou psicológica.
Por fim, com o objetivo de interromper o ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres, o Programa Empoderadas oferece cursos profissionalizantes, visando fornecer as ferramentas necessárias para que possam conquistar a independência financeira e levar uma vida digna e plena.