A Prefeitura Municipal de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou convênio com a empresa Século 21 Centro de Educação LTDA, administradora da unidade Nilópolis do Colégio e Curso Mova, para integrar à rede pública de saúde, a colaboração de estudantes estagiários dos cursos da área da Saúde na modalidade de estágio curricular obrigatório, ou seja sem custo para a administração pública.
Essa iniciativa, segundo a Prefeitura, é uma importante parceria em benefício da população trazendo um reforço aos atendimentos nas unidades de saúde. Para se formar o Ministério da Educação exige que o aluno faça estágios e a modalidade curricular é obrigatória. Os estudantes vão até a unidade de saúde para aprender, na prática, a rotina de atendimentos sob supervisão de profissionais efetivos.
Não é obrigatório, mas a previsão é de que esses estudantes residam em Nilópolis para não desgastar com a jornada e, consequentemente, criem vínculos com a comunidade local, além de trazer um reflexo positivo na economia do município.
O Extrato de Convênio, entre as partes, foi publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (26) e já está em vigor.
Instituição fundada em 1999
O colégio e curso MOVA foi fundado por Marilda de Oliveira Valadares, no ano de 1999, quando ela sentiu a necessidade de auxiliar no crescimento das pessoas de sua comunidade, Rancho Novo, bairro de Nova Iguaçu. Dona Marilda tinha o desejo de transmitir seus conhecimentos a todos que buscavam e assim em 10 de agosto de 1999, iniciou a primeira turma de cuidador de idosos. O desejo de seu coração crescia a cada dia mais e cada vez mais as pessoas a procuravam em busca de um crescimento pessoal e profissional. Com o apoio de sua filha Jacqueline Valadares e seu genro Fernando Nóbrega, esse sonho foi se transformando em realidade e se expandindo cada vez mais .
Hoje, 23 anos após a sua fundação, o MOVA possui 5 unidades, sendo uma delas na Estrada Getúlio Vargas, 1539, no Centro de Nilópolis.