A Aliança Nacional LGBTQIPNA+ está selecionando militantes para as capacitações “Somos Mais” 2024-2025, programadas para o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. Entre os escolhidos está o nilopolitano Júnior Limma, destacado ativista e ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Nilópolis, onde trabalhou na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos. Limma também serve há quatro anos na Câmara Municipal de Nilópolis e é reconhecido por sua luta contra o racismo, a intolerância religiosa, e pela defesa dos direitos dos povos originários, mulheres negras e comunidade LGBTQIPNA+.
Com uma vasta formação acadêmica, incluindo pós-graduações no IFRJ e UFRRJ e mestrado em Políticas Públicas pela UFRGS, Júnior desenvolveu projetos significativos para a população de Nilópolis e foi premiado no Centro Cultural Banco do Brasil nos anos de 2022 e 2023.
As capacitações reunirão 30 militantes de várias cidades, como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, que passarão cinco dias em um hotel, participando de palestras e aulas focadas na comunidade LGBTQIPNA+. O objetivo é formar e fortalecer lideranças aptas a incidir em políticas públicas para enfrentar a violência LGBTfóbica, com ênfase em advocacy, litigância estratégica, participação e controle social.
“Antigamente, pessoas como eu não tinham escolhas e enfrentávamos exclusão e marginalização. Hoje, graças à luta de mulheres e homens que vieram antes de nós, ocupamos espaços na academia, cultura e política. Não há mais volta, e estamos em formação para continuar essa transformação,” afirmou Limma.