A Secretaria Municipal de Transporte de Nilópolis anunciou nesta sexta-feira (08) o calendário de vistoria para os ônibus que realizam o transporte público de passageiros na cidade. A medida, publicada no Diário Oficial, tem como objetivo assegurar que a frota de veículos que opera as linhas municipais esteja em condições adequadas para oferecer um transporte seguro aos moradores.
As empresas Nilopolitana e Expresso São Francisco são as únicas que operam as linhas municipais. As vistorias serão realizadas por fiscais da prefeitura nas garagens dessas empresas, entre os dias 25 e 30 de novembro. Dessa forma, não será necessário interromper a frota e a população não será prejudicada.
Para aprovação nas vistorias, os ônibus devem ter passado pela inspeção em 2023, exceto aqueles incorporados à frota após a vistoria anual daquele ano. Além disso, as empresas devem apresentar documentação atualizada dos veículos, comprovantes de pagamento das taxas inerentes ao serviço de transporte e garantir que os ônibus estejam em conformidade com a lei municipal e em bom estado de conservação.
Empresas que não apresentarem os veículos para vistoria não poderão utilizá-los nas operações das linhas municipais. Se insistirem, estarão sujeitas a multas e poderão ser impedidas de operar até a regularização.
De acordo com o secretário de Transporte, Ricardo Gallego Jr., a iniciativa busca proporcionar um melhor atendimento aos usuários, com mais conforto e segurança:
“Com a ação, veículos em mal estado de conservação serão proibidos de transitar na cidade”, afirmou.