Apesar de boa parte das empresas de ônibus que atendem Nilópolis possuírem veículos climatizados, com exceção das linhas executivas e da linha 420T (Barra da Tijuca x Nilópolis), nenhuma é obrigada a oferecer esse benefício aos passageiros.
Uma portaria do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), publicada no dia 15 de dezembro de 2024, prorrogou para 31 de março de 2025 o prazo para que todas as empresas de ônibus intermunicipais tenham toda a frota equipada com ar-condicionado. Antes, o limite era até o dia 30 de novembro de 2024 (Portaria nº 3523). Segundo o Detro, a prorrogação se deve à finalização do novo edital de licitação do sistema, que exigirá frota 100% climatizada.
Curiosamente, o novo prazo é justamente após o fim do verão, período em que as temperaturas estão mais altas. Especialistas preveem que a sensação térmica possa superar os 40 graus.
Atualmente, das empresas que atendem Nilópolis, apenas a Nossa Senhora da Penha possui frota 100% refrigerada. Nas demais, o processo de climatização está avançado, tornando rara a presença de ônibus sem ar condicionado.
A exceção fica para as linhas operadas pelas empresas Nilopolitana e Master, onde a chance de encontrar um ônibus com ar condicionado é baixa. Com o adiamento, os usuários dessas linhas continuarão a sofrer com o calor dentro dos veículos.