Em meio ao avanço da tecnologia, a simples atividade de validar uma recarga de créditos do Cartão RioCard está se tornando uma missão cada vez mais difícil para os moradores de Nilópolis. A RioCard Mais, única empresa responsável pelo fornecimento de cartões da bilhetagem eletrônica dos transportes no município, retirou a máquina que possibilitava a validação das recargas adquiridas por meio do aplicativo.
Tecnologia Limitada e Desafios de Validação
Embora a RioCard Mais ofereça a opção de validar as recargas pelo próprio aplicativo, a tecnologia utilizada não é compatível com todos os modelos de smartphones. Isso obriga os usuários que adquirem créditos pelo aplicativo a validar suas recargas em máquinas da empresa ou nos validadores instalados nos ônibus e na estação ferroviária de Nilópolis. No entanto, as recargas só podem ser validadas nas últimas três empresas de ônibus ou meios de transporte utilizados pelo comprador. Se o usuário não pretende usar essas opções e não possui um smartphone compatível com a tecnologia NFC, fica sem poder validar sua recarga.
Problemas Após Remoção de Máquina de Validação
A dificuldade aumentou após a máquina que permitia a validação dos créditos ter sido removida do Shopping Nilópolis Square sem qualquer explicação. A situação é ainda mais grave para os beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal, que dependem desse benefício para reduzir os gastos com deslocamento. Sem poder validar a recarga, eles são obrigados a pagar a tarifa cheia.
De acordo com o site da RioCard Mais, atualmente existem mais de 40 pontos credenciados em Nilópolis apenas para a compra de recargas, mas nenhum terminal de consulta para validar as recargas ou máquinas de recarga e bilheterias do sistema. A falta de atendimento também prejudica usuários de cartões especiais de gratuidade, como os idosos, que precisam se deslocar até Nova Iguaçu para resolver qualquer problema com o cartão.
Difícil Acesso a Informações
Os interessados em conhecer a localização exata dos pontos de recarga precisam de uma dose extra de paciência. O site oficial da RioCard Mais (https://ondeestamos.riocardmais.com.br) oferece um endereço exclusivo para buscar os pontos de atendimento, mas a ferramenta só foi eficaz após várias tentativas.
O RioCard Mais é a empresa responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica em diversas cidades do Rio de Janeiro, oferecendo cartões de transporte que podem ser recarregados para utilização em ônibus, trens, barcas e outros meios de transporte público. Os cartões permitem a integração tarifária e proporcionam benefícios como o Bilhete Único Intermunicipal, que reduz os custos de deslocamento para os usuários.
Riocard será totalmente substituído pelo Jaé na Capital
Na cidade do Rio de Janeiro o RioCard será substituído por um novo tipo de bilhetagem eletrônica. O Já É dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Também permitirá maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis atualizados em tempo real e melhoria dos serviços de transporte.
Além do cartão físico, os passageiros podem pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app, disponível tanto para os modelos de celulares do sistema IOS quanto Android, é possível ver o saldo, extrato e fazer recarga, bem como solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.
Os créditos podem ser comprados no aplicativo por meio de crédito, pix ou boleto bancário e já ficam disponíveis para uso instantaneamente. É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira.
Os usuários que fazem integração por meio do Bilhete Único Intermunicipal não perderão o direito ao benefício, mas precisarão ter os dois cartões, após o dia 1º de fevereiro. Para fazer a integração, precisará usar o Riocard no ônibus intermunicipal e o Jaé no ônibus do município do Rio.
Importante observar que para o Bilhete Único Intermunicipal ser aceito, será necessário ao usuário ir a uma loja da Jaé para comprovar o direito ao benefício. O período para realizar este cadastro será entre o dia 1º de novembro deste ano e 31 de janeiro do ano que vem.